Leão-das-cavernas de quase 30 mil anos é encontrado e estado de preservação impressiona

0

O Leão-das-cavernas está extinto há 14 mil anos, mas um exemplar encontrado na Sibéria, em boas condições de preservação, pode nos dar mais pistas a respeito da espécie.

Apelidada de Sparta, a fêmea filhote morreu há cerca de 28 mil anos e esteve muito bem preservada pelo gelo, com grandes porções de seu pelo permanecendo intactos durante todo esse tempo passado.

Sparta foi encontrada em 2017 ou 2018, por um grupo de caçadores siberianos. Estimava-se que ela tinha uma idade próxima a de outro leão-das-cavernas encontrado recentemente, apelidado de Boris, mas ele é bem mais antigo, com cerca de 43 mil anos de idade.

As diferenças de tempo entre os dois exemplares podem nos dar uma boa noção de como essa espécie de felino evoluiu até sua extinção.

Ambos estão em um nível de preservação muito alto, dada sua idade, mas Sparta está ainda melhor. O pelo está coberto de lama na maior parte, mas permanece, enquanto os órgãos internos e tecidos moles sofreram um processo de mumificação. Até mesmo detalhes como os bigodes da leoa ainda podem ser vistos e as garras ainda são afiadas.

Boris e Sparta morreram com uma idade próxima, entre 1 e 2 anos. No entanto, a causa das duas mortes ainda é um mistério, já que eles não parecem ter sido atacados. Deslizamentos de terra e rachaduras no gelo são as causas mais prováveis, mas ainda não confirmadas.

Leão-das-cavernas por um fio

A preservação dos pelos de Sparta fornece uma informação importante a respeito do leão-das-cavernas, bem como de outras espécies de mamíferos da chamada última Era do Gelo. Os cientistas analisaram amostras do pelo e descobriram que ele é bem diferente, por exemplo, do pelo de um leão africano atual.

Pelo que se pôde notar, os pelos de animais daquela época eram formados por fios muito mais grossos, o que provavelmente ajudou na adaptação ao clima gelado que todo o planeta oferecia naquele período.

O leão-das-cavernas podia ser encontrado em toda a Europa e Ásia, desde a Península Ibérica até o extremo-leste da atual Rússia, indo até porções do Alaska, na América do Norte.

amazon echo alexa



DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com