Em Marte, robô Curiosity captura imagens impressionantes de tempestade de areia

0

O robô Curiosity vem explorando a superfície de Marte desde 2012. Além de várias informações importantes sobre o planeta, a sonda também nos proporciona imagens de tirar o fôlego.

O principal trabalho do robô é analisar rochas e sedimentos em busca da presença de água ou até mesmo de micro-organismos nativos de Marte. Graças a ele, conhecemos muito mais nosso planeta vizinho.

Nas duas últimas semanas, o planeta vermelho tem passado por uma forte tempestade de areia que está espalhando de poeira pra todo lado. A Curiosity capturou imagens impressionantes desse fenômeno.

Nesta imagem abaixo, por exemplo, temos um autorretrato feio pela sonda em 15 de junho. Nele, é possível perceber como o planeta ficou após a tempestade (compare, por exemplo, com a imagem destacada acima do título deste texto, tirada em um dia ensolarado em Marte!). Confira:

curiosity marte

Fenômenos comuns

A tempestade de areia que assola Marte não é exatamente nenhuma novidade. Esse tipo de fenômeno é comum no planeta, principalmente quando é verão e primavera no hemisfério sul – ou seja, quando o planeta está mais perto do sol.

Mesmo sendo comuns, essas tempestades costumam acontecer em regiões contidas. A tempestade atual, entretanto, intriga os cientistas por estar acontecendo fora do padrão. Para efeitos de comparação, caso fosse aqui na Terra, ela estaria cobrindo uma área que vai dos Estados Unidos à Rússia.

Estudiosos sabem que as tempestades são frequentes, o que ainda não foi respondido é porque algumas duram meses e aumentam de tamanho, enquanto outras permanecem em pequena escala e duram apenas uma semana.

Segundo a Nasa, o robô e outras naves espaciais que estão na órbita do planeta devem permitir que essa dúvida seja respondida no futuro. A última tempestade que também teve magnitude global em Marte foi em 2007, cinco anos antes de Curiosity pousar no planeta.

No gif abaixo, uma série de fotos registradas pelo robô foram sobrepostas. É possível ver a nebulosidade se intensificando pela superfície de Marte. Veja:

curiosity marte

Curiosity

Desde 2012, o robô Curiosity explora a superfície do planeta vermelho. Até agora, ele já andou cerca de 18 quilômetros e atingiu uma altitude de 327 metros. Os números não parecem muito expressivos, mas é preciso lembrar que o comando do robô é feito a partir da Terra, o que gera um grande intervalo de tempo entre o envio e o recebimento de informações.

Além disso, o Curiosity pode passar muitos dias em um mesmo local fazendo a análise do terreno e de rochas e minerais do lugar e mandando as informações para a Terra. Ele servirá de base para o projeto Mars 2020, um novo robô que a Nasa pretende mandar para o planeta vizinho daqui a 2 anos.

Apesar do novo projeto, o Curiosity deve continuar explorando Marte por um bom tempo. Originalmente projetado para uma missão de 2 anos, o robô teve seu funcionamento prolongado por tempo indeterminado após constatar condições favoráveis na superfície marciana.

Vizinhos sem contato

O Curiosity não está sozinho na superfície do planeta vermelho e também não é o primeiro “habitante”. Antes dele, em 2004, o Mars Opportunity chegou e já completou mais de 5 mil dias marcianos. Curiosamente, os dois nunca se encontraram e provavelmente nunca irão, por estarem em regiões muito distantes.



DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com