Menino com síndrome retratada no filme Extraordinário já fez 21 cirurgias

0

Gabriel tem 8 anos e já foi submetido a 21 cirurgias na vida. Ele nasceu com a Síndrome de Treacher Collins, uma anomalia na face que é retratada no filme Extraordinário, que acaba de chegar aos cinemas.

O diagnóstico da doença foi feito 40 dias depois do nascimento de Gabriel e de sua irmã gêmea, Marina. A família é natural do Paraná, mas foi em Bauru, no interior de São Paulo, que a família encontrou o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais de Bauru, mais conhecido como Centrinho, onde Gabriel recebe o tratamento.

Os portadores da síndrome, que atinge 1 em cada 50 mil bebês em todo o mundo, necessitam de uma equipe de profissionais como dentistas, fonoaudiólogos, psicólogos, geneticistas e médicos que lidam com procedimentos estéticos. A má formação no rosto dificulta a respiração, por essa razão Gabriel precisou passar por 21 cirurgias, para que pudesse ter uma qualidade de vida melhor.

O cirurgião craniofacial Cristiano Tonello, do Centrinho, explica as razões da condição de Gabriel. “A síndrome é uma doença genética rara que se caracteriza, principalmente, pelo comprometimento dos ossos da face, como achatamento, mandíbula e queixo muito pequenos, que levam a problemas respiratórios e estéticos nas crianças”, diz Tonello.

Gabriel, apesar das dificuldades e frequente cuidado, vive uma vida normal. “Quero ser veterinário! Porque eu gosto de animais. Antes eu queria ser médico e, depois, bombeiro, depois policial, mas agora eu decidi que quero ser veterinário”, ele conta animado, enquanto pensa no futuro.

Veja também:   Quem nega o aquecimento global tem mais tendências racistas, diz estudo

Extraordinário

Chegou aos cinemas no último dia 7 de dezembro o filme Extraordinário, baseado em um livro de J.R. Palacio. Dirigido por Stephen Chbosky, ele conta a história de um menino, interpretado por Jacob Tremblay, que possui a síndrome de Treacher Collins.

O filme mostra o cotidiano do menino que sofre bullying na escola e se esforça para se adaptar à uma sociedade preconceituosa. Além de Tremblay, o filme é estrelado por Owen Wilson e Julia Roberts, que fazem os pais do menino.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com