Meteorito encontrado no Saara é mais antigo do que a própria Terra

0

Em 2020, no deserto do Saara, foi encontrado um pequeno fragmento de meteorito. Apesar de pequena, a pedra é mais antiga do que a Terra, segundo estudos que têm sido realizados no objeto.

De acordo com alguns pesquisadores, o objeto é parte do que já foi um dia um planeta em formação, mas que nunca passou dos estágios iniciais e acabou simplesmente não dando certo.

O meteorito, batizado de EC 002, é uma rocha do tipo vulcânica, com apenas 32 quilos, pequena para os padrões.

No entanto, ela possui cerca de 4,6 bilhões de anos, sendo assim mais velha do que a própria Terra, que ainda tem “apenas” 4,5 bilhões de anos desde sua formação. Ela também é a rocha mais antiga já encontrada na história.

A pedra foi encontrada na Argélia, em maio de 2020, e antes de os cientistas saberem de sua idade, ela já chamava a atenção por sua composição.

Trata-se de um acondrito, ou seja, um fragmento do núcleo de uma rocha maior e que continha composição diferente na parte mais superficial.

E apesar de ter sido encontrada no Saara, ela tem minerais que se assemelham aos de rochas encontradas na cordilheira dos Andes, na América do Sul.

Com isso, foi determinado que o meteorito EC 002 era parte do que os cientistas chamam de proto-planeta, ou seja, um planeta ainda em formação.

No entanto, não se sabe ainda que fim levou a antiga “casa” da rocha mais antiga da Terra, cujas origens podem ser traçadas à formação do Sistema Solar.

Quebra-cabeça cósmico

Proto-planetas são objetos encontrados em sistemas solares ainda em formação.

São basicamente aglomerados de poeira e rochas que possuem dois destinos possíveis: ou se separam em fragmentos menores, ou se unem a outros objetos, ajudando a dar origem a planetas rochosos, como a Terra. O meteorito parece ter passado pelo primeiro processo.

Como testemunha da formação do nosso Sistema Solar, o EC 002 é uma fonte importante de informação a respeito de como a Terra e os planetas vizinhos se formaram.

Trata-se de um pedaço da história mais antiga do nosso canto do universo, esquecido nas areias do Saara por bilhões de anos.



Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com