Ming: o animal mais velho já encontrado – e morto por cientistas por acidente

1

Tartarugas são famosas por serem animais que vivem bastante, mas nenhuma delas chegou perto da longevidade de Ming, um molusco bivalve encontrado em 2006 que contava na época com mais de 500 anos de idade. No entanto, infelizmente, para o bem da ciência, ele foi acidentalmente morto. Será que dá para dizer que ele se foi cedo?

Ming foi descoberto em 2006, quando pesquisadores da Universidade de Bangor, no Reino Unido, coletaram vários mexilhões, moluscos e bivalves nos mares que circundam a Islândia. A intenção era observar nesses animais os efeitos das mudanças climáticas ao longo do tempo, já que esses animais costumam viver bastante, passando de um século de vida com facilidade.

Mas nenhum chegou perto de Ming. Na época de sua descoberta, a idade do molusco foi estimada entre 405 e 410 anos. Seu nome é uma referência à antiga dinastia de imperadores que governava a China na época do nascimento do animal.

Após sua morte, foi possível perceber que na verdade o molusco passava dos 500 anos de idade. Com ano de nascimento estimado em 1499, Ming era mais velho do que o Brasil, por exemplo. Nosso país só foi descoberto pelos portugueses no ano seguinte.

Sacrifício pela ciência

Apesar de inúmeras manifestações contrárias, Ming precisou ter sua concha aberta para que pudesse ser estudado com maior precisão. E foi durante a abertura que o molusco ancião finalmente deixou este mundo. Sua maior contribuição veio através dos padrões desenhados em suas conchas, que fornecem dados importantes sobre as mudanças no clima dos últimos 500 anos.

Um dos “assassinos”, o cientista James Scourse, não se considera tão culpado. Ele explica que moluscos da mesma espécie de Ming são frequentemente coletados para serem usados em sopas e outros pratos culinários. Logo, a chance de algum animal da mesma idade, ou até mais velho que ele, ter sido devorado em uma refeição é bem grande.



Discussão1 Comentário

  1. cristiano fernandes

    Olá !

    Materia devéras interessante !

    Como pode um animal passar por todos estes séculos e chegar ‘vivo’ até aos nossos dias de hoje !??

    Intrigante !

    Valeu !

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com