Nasa divulga fotos incríveis da Grande Mancha Vermelha de Júpiter

0

A sonda espacial Juno, da Nasa, enviou fotos da Grande Mancha Vermelha de Júpiter. As imagens chegaram à agência espacial americana na última segunda-feira (10).

A Juno sobrevoou de forma relativamente próxima à tempestade, que assola Júpiter há séculos. As fotos foram captadas a cerca de 10 mil km de altura. Com o zoom da lente acoplada à sonda, a proximidade parece bem maior.

Veja as fotos da Grande Mancha Vermelha de Júpiter:

Grande Mancha Vermelha de Júpiter 01

Grande Mancha Vermelha de Júpiter 02

Grande Mancha Vermelha de Júpiter 03

Grande Mancha Vermelha de Júpiter 04

Grande Mancha Vermelha de Júpiter 05

Grande Mancha Vermelha de Júpiter 06

Com as informações enviadas pela Juno, os cientistas apuraram que a Grande Mancha Vermelha é duas vezes maior que toda a Terra. Seus ventos têm a intensidade de 640 km/h.

O diâmetro da Grande Mancha Vermelha de Júpiter é de 16 mil km. Acredita-se que a tempestade esteja diminuindo de tamanho, contudo, não se há ideia de quando ela pode se encerrar.

Maiores dúvidas

Os dois principais questionamentos relacionados à da Grande Mancha Vermelha de Júpiter estão relacionados à cor avermelhada e à sua duração prolongada.

Sobre a primeira dúvida, imagina-se que o tom avermelhado seja atribuído graças às nuvens presentes no fenômeno, compostas por amoníaco, água e ácido sulfídrico. Já com relação às centenas de anos de existência da tempestade, acredita-se que suas raízes sejam muito profundas. A sonda se aproximará de Júpiter novamente em setembro e buscará chegar ainda mais perto da Grande Mancha Vermelha de Júpiter.



DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com