Nasa revela projeto de helicóptero para explorar Marte e outros planetas

0

E parece que a corrida pela exploração de outros planetas ganhará uma grande novidade.  A Nasa acaba de anunciar que planeja lançar um pequeno e autônomo helicóptero, que deve realizar sua primeira missão em 2021.

Caso tudo dê certo, esse pequeno helicóptero, que terá o tamanho aproximado de um drone, se tornará o primeiro veículo de exploração espacial que será capaz de voar por marte e outros planetas.

Mas, claro, não será fácil fazer esse projeto se tornar realidade, pois inúmeros obstáculos se encontram no caminho dos engenheiros da Nasa. Um bom exemplo é a baixa atmosfera de Marte, se comparada com a da Terra. Como a pressão do ar acaba se tornando menor por conta disso, o pequeno helicóptero terá de girar suas hélices cerca de 10 vezes mais rápido para conseguir alçar voo. Como consequência, terá de carregar o mínimo possível de peso.

Além disso, como existirá um certo delay de comunicação, por conta da distância entre os dois planetas (mesmo viajando na velocidade da luz, é preciso aguardar alguns minutos), o helicóptero precisará ser, pelo menos parcialmente, autônomo.

O helicóptero deve chegar ao planeta vermelho em fevereiro de 2021, onde deve ter uma série de missões a cumprir: encontrar zonas de pouso ideais na superfície do local, escanear Marte para encontrar sinais de vida, fazer estudos geológicos para auxiliares para auxiliar os veículos que estão no planeta (o Curiosity e o Opportunity) e observar potenciais perigos para o dia em que astronautas se aventurarem no nosso vizinho.

Veja também:   Planetas com água são comuns fora do Sistema Solar, afirmam cientistas

E para garantir que tudo saia conforme planejado, assim que chegar à Marte, o helicóptero irá realizar diversos voos teste, sendo que o primeiro terá duração de apenas 30 segundos, antes de cumprir todas as suas missões.

Confira no vídeo abaixo uma demonstração do voo desse helicóptero feita pela Nasa, que com certeza, ajudará a revolucionar a exploração de outros planetas pelo universo.

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com