Nasa abre processo seletivo para astronautas; saiba como participar

0

Que criança nunca quis ser um astronauta? Mas se o sonho continuou vivo após a infância, essa pode ser a sua chance: a Nasa vai abrir um processo seletivo para astronautas.

A seleção não é nada fácil e provavelmente impossível para a grande maioria dos brasileiros, mas para um futuro mais ou menos próximo, pode ser útil saber o que é necessário para entrar para o quadro.

Desde a década de 60, apenas 350 pessoas se formaram como astronautas pela Nasa, um número baixo pela quantidade de inscritos.

Atualmente, o número de pessoas aptas a estarem em órbita é de 48, mas isso deve mudar em breve, já que entre os dias 2 e 31 de março de 2020, a agência espacial americana estará selecionando novos astronautas.

Para se candidatar, as exigências são altas. Antes de tudo, é preciso ter cidadania americana, já que a Nasa é uma agência do governo dos Estados Unidos.

É necessário ainda ter mestrado ou doutorado em áreas de ciências exatas e biológicas, com pelo menos dois anos de experiência na área de atuação. Para os militares, é preciso ainda ter completado mil horas de voo como piloto.

A inscrição é feita pela internet, no próprio site da agência espacial americana. Depois disso, o próximo passo é um exigente exame físico e só então, os aprovados vão para o curso de astronauta, que dura cerca de 2 anos. Se passarem, poderão sair da Terra.

Nem tudo está perdido

Se achou difícil, saiba que mesmo assim vale a pena fazer o teste. A grande maioria dos candidatos não chega até o final dos testes e do curso, mas pode ser realocado para alguma outra função e trabalhar na Nasa não deve ser o pior emprego do mundo para quem sonha em ser um astronauta.

Mas se a vontade de estar em órbita for realmente incontrolável, existem outras alternativas. Embora com vagas ainda mais limitadas, outros países também possuem processos seletivos para astronautas.

Empresas privadas, como a Virgin Galactic e até mesmo a SpaceX, prometem também ter opções para viagens turísticas ao espaço. Não desista!



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com