Afinal, o que acontece se o modo avião do celular não for ligado no voo?

0

Em qualquer voo, o procedimento é o mesmo: antes de decolar ou aterrissar, todos devem desligar seus celulares ou coloca-los no conhecido ‘Modo Avião’ – cujo nome é autoexplicativo. Mas e se isso não for feito?

O modo avião do celular existe principalmente como um dispositivo de segurança nesses momentos cruciais do voo e se as instruções dos comissários de bordo não forem seguidas, pode haver problemas.

A principal utilidade do modo avião do celular é impedir que o aparelho continue emitindo e recebendo sinais de vários tipos e frequências, como ele faz normalmente.

Internet, SMS, telefone, Bluetooth e outros representam os vários tipos de sinais que um celular comum emite e recebe e a crença comum é de que esses sinais possam causar interferência na comunicação do avião.

Como os momentos de decolagem e de pouso são os mais importantes de todo o voo, a recomendação de todas as companhias aéreas é o desligamento do celular – ou o uso do modo avião.

Acontece que, cientificamente falando, não há nenhuma comprovação de que os sinais do celular possam causar algum tipo de interferência na comunicação do avião com a torre de comando.

Mesmo assim, a recomendação é que a ferramenta seja usada, conforme os comissários de bordo indicam, já que o celular pode causar um outro tipo de problema, que também coloca a segurança de todos em risco.

Barulho nas alturas

Embora o sinal do celular não seja uma interferência para o avião, isso não significa que o modo avião não deva ser usado.

Caso ele não seja ativado, pode acontecer o contrário: os sinais de comunicação do avião podem interferir no celular, que começa a emitir ruídos bem altos e desagradáveis em alguns casos e é aí que está o problema.

O ruído de um celular com interferência pode causar não apenas incômodo nos passageiros e tripulação, bem como também dificultar a comunicação interna.

Basicamente, o piloto e outros membros da tripulação podem não ouvir instruções no rádio da aeronave justamente porque tem um celular barulhento a bordo.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com