Nostalgia: Coisas que fizeram sucesso nos anos 80

0

A década de 1980 é lembrada por quem a viveu com muita nostalgia. Isso porque, é considerada um período de muita criatividade, em relação à produção tecnológica e manifestação artísticas.

Não é à toa que muitas coisas que fizeram sucesso nesse período são relançadas para atrair uma nova geração de adeptos.

Confira 10 coisas que fizeram sucesso nos anos 80 e ainda hoje são lembradas com nostalgia:

1 – Atari

atari

Muito famoso na década de 1980, o videogame Atari foi responsável pela popularização dos jogos eletrônicos. O jogo Pac-Man era um clássico do videogame.

No Brasil, o Atari foi lançado em 1983, pela gradiente e fez um grande sucesso até o início da década de 1990, quando o Master System entrou no mercado lançado pela SEGA.

O console até hoje é lembrado com nostalgia por amantes de jogos eletrônicos.

2 – Kichute

kichute

Uma mistura de tênis e chuteira, o tênis kichute era moda na década de 1980.

Ele era usado por meninos tanto para atividades sociais, quanto para a prática de esportes, em especial o futebol que se popularizou após a vitória do Brasil na Copa do Mundo de 1970.

3 – Gravador Gradiente

meu-primeiro-gradiente

Também chamado de “Meu primeiro Gradiente“, o gravador e karaokê infantil fez muito sucesso entre as crianças da década de 1980.

As gravações eram feitas em fita cassete. Em 2013, a Gradiente relançou o gravador para a alegria dos nostálgicos. Contudo, ao invés de fita cassete, o rádio grava em pen drive e é possível incluir recursos sonoros nas gravações.

4 – Pogobol

pogobol

Lançado no Natal de 1987, logo o Pogobol virou mania entre as crianças de todo o Brasil, conseguindo recordes de vendas.

O brinquedo, que conseguiu agradar meninos e meninas era um tanto perigoso, pois causava muitas quedas. Para brincar, era preciso se equilibrar em um disco e pular. A bola no meio do disco ajudava a dar o impulso.

5 – Aquaplay

aquaplay

Este brinquedo produzido pela marca Estrela, certamente, foi um dos mais populares da década de 1980.

Tratava-se de um recipiente transparente cheio de água e vedado. Externamente haviam botões para encaixar argolas e completar tarefas do jogo.

Haviam vários tipos de temas, que encantavam meninos e meninas.

6 – Bala soft

bala-soft

As balas de diversas cores e envoltas em plástico transparente eram as preferida das crianças e também ficaram conhecidas por terem causado um grande número de engasgamento. Por isso, alguns a chamavam de “bala da morte”.

Até hoje a bala soft ainda pode ser encontrada, mas não faz mais tanto sucesso como na década de 1980.

7 – Boneca fofolete

boneca-fofolete

Surgidas no final da década de 1970, as bonecas Fofoletes tiveram seu auge na década de 1980. Do tamanho de uma caixa de fósforo, as meninas faziam coleção.

Cada boneca tinha roupinha e cabelos diferentes. Com o tempo, também surgiram no mercado as fofoletes negras.

Recentemente, as bonecas foram relançadas no mercado com um visual mais moderno.

8 – Mola maluca

mola-maluca

Sucesso na década de 1980, a mola maluca se popularizou por ser um brinquedo barato. As crianças se divertiam fazendo a mola descer uma escada inteira degrau por degrau.

O colorido do brinquedo também chamava muita atenção. Só era triste quando a mola se embaralhava e quebrava.

9- Boneco fofão

boneco-fofao

O personagem Fofão foi um verdadeiro sucesso na década de 1980. Por esta razão, o lançamento do seu boneco obteve vendas estrondosas. Até surgir a lenda urbana de que o boneco era possuído pelo diabo e carregava um punhal em seu corpo…

Com isso, muitos bonecos foram destruídos para se encontrar o punhal que na verdade era uma estrutura pontiaguda que ajudava na sustentação da cabeça do brinquedo.

10 – Genius

genius

Ícone da década de 1980, o Genius estimulava a memorização de cores e sons.

Em formato de disco, o brinquedo possuía botões coloridos que emitiam sons e luzes em sequência. Os jogadores tinham que repetir as sequencias sem errar.

O jogo tinha 4 níveis de dificuldade para o jogador se desafiar. Recentemente, o Genius voltou a ser fabricado.

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com