Os moradores da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, recentemente descobriram algo completamente inesperado: uma nova massa terrestre surgindo no Oceano Atlântico – em outras palavras, uma nova ilha, aparecendo na costa do país.
Este trecho do mar é bem dinâmico, é uma área onde a Corrente do Labrador se encontra com a Corrente do Golfo, causando movimentos intensos nas marés, uma região tão turbulenta que é conhecida pelos marinheiros como o Cemitério do Atlântico.
Porém, mesmo em um lugar assim, ver uma formação de terra em uma escala tão grande é algo que não é encontrado com facilidade. “É um hoss”, afirmou Danny Couch, 57, historiador local e guia turístico, e residente vitalício da Ilha Hatteras nas proximidades.
“A cada 10 ou 15 anos teremos algo que é bastante dramático. Mas este é o maior que já vi na minha vida”, afirmou Couch. O surgimento de uma nova ilha certamente chamou a atenção dos moradores da região, mas os especialistas estão preocupados, uma vez que o local está cercado por correntes perigosas.
“É extraordinariamente grande em comparação com o que vimos nas últimas décadas”, disse Dave Hallac, superintendente de Cape Hatteras National Seashore e Outer Banks Group. “Mas, se você colocar isso em perspectiva geológica, não é nada, realmente”.
O que está acontecendo na Carolina do Norte não é, na verdade, nada tão surpreendente. A maioria dos especialistas concordam que o que ocorre no local é um fenômeno de natureza transitória. O mais provável é que a massa de terra desapareça dentro de um ano.
Para as autoridades do local, o que está acontecendo atualmente pode ser algo curioso, mas não é chocante. “É apenas parte do processo natural”, afirmou Mark Dowdle, vice-superintendente de Cape Hatteras. “Eu vi partes de Outer Banks erodir por meses, apenas para preencher novamente”.
Outras grandes mudanças já aconteceram no passado. Na década de 1950, um acampamento em Cape Point foi separado da água por pouco mais do que uma duna de areia. Hoje, esses acampamentos estão a uma boa distância do mar.
A única coisa com que os visitantes podem contar ao visitar a região é a sua beleza natural surpreendente, assim como a sua imprevisibilidade.