O Sol tem rotação?

0

Essa estrela gigante flamejante no céu que chamamos de Sol se move a um ritmo muito mais lento do que a Terra.

Sabemos que leva 24 horas para que a Terra dê uma volta completa. No entanto, como o sol não é um objeto sólido como um planeta, não é tão fácil identificar quanto tempo dura sua rotação.

De acordo com a NASA, o Sol não gira rigidamente igual a um planeta ou uma lua. O motivo é simples: ele é uma bola de gás e plasma.

O nosso Sol é dividido em diferentes zonas e camadas, com cada uma das regiões se movimentando a velocidades variadas. Em média, ele gira em torno de seu eixo a cada 27 dias. Porém, seu equador gira mais rápido e leva cerca de 24 dias para rotacionar, enquanto os pólos demoram mais de 30 dias. As partes internas também giram mais rápido do que as camadas externas.

rotação-sol-dias

Por volta do ano de 1612, o físico, matemático, astrônomo e filósofo Galileu Galilei notou algo estranho: ele observou que o movimento das manchas solares ao longo do tempo demonstravam que o Sol não tinha uma estrutura cristalina, mas sim uma estrutura fluida, que rodava em torno de um eixo, com períodos de rotação diferentes entre os pólos e o equador.

As manchas solares podem surgir isoladas ou em grupo. São regiões na superfície do Sol que apresentam menor temperatura que as regiões vizinhas devido a efeitos relacionados com o campo magnético solar. A quantidade destas manchas, bem como suas posições na superfície solar, variam com o tempo. Elas também podem levar a erupções e a outros tipos de tempestades solares.

Nos dias de hoje, os pesquisadores já são capazes de monitorar o movimento do Sol e sua velocidade de rotação, observando a atividade de suas manchas solares.

Como estamos falando do Sol, você espera que estas manchas solares sejam quentes, mas, na verdade, elas são áreas frias da superfície. Neste caso, vale destacar, que “frio” é um termo relativo, pois essas manchas têm uma temperatura média entre 2.760°C e 4.150°C. Em contrapartida, as áreas em torno delas marcam, em média, 5.480°C.



fontes: livescience | cafecomciencia

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com