Tema: Sol

Mistérios e curiosidades sobre o nosso astro e o sistema solar.
Mistérios e curiosidades sobre o nosso astro e o sistema solar.

O nosso Sol, gera sua energia através da fusão de hidrogênio em hélio, dois de seus principais constituintes, compreende 99,85% de toda a massa do Sistema Solar e é responsável por toda a vida e tudo que existe no nosso planeta.

O Sol se formou cerca de 4,57 bilhões de anos atrás a partir de uma nuvem molecular que entrou em colapso. Desde então ele é a fonte de energia de todo o sistema solar, e a cada segundo, mais de 4 milhões de toneladas de matéria são convertidas em energia dentro de seu centro.

Diferentes culturas antigas acreditavam que o Sol era uma divindade, ou fenômeno sobrenatural. A veneração do Sol foi aspecto central de diferentes civilizações como os Incas da América do Sul e os Aztecas no atual México. Monumentos antigos foram construídos inspirados no astro e, muitas dessas obras, são um mistério para a civilização moderna.

Acredite ou não traz para você uma coletânea das melhores listas e artigos sobre o nosso astro, o Sol.

sol vermelho
Brasil 0

O brasileiro que tirou um minuto para olhar para o céu nesta segunda-feira (19), deve ter notado um fenômeno curioso e inesperado: um Sol vermelho e o céu acinzentado. A beleza do tom avermelhado vem chamando a atenção em diversas cidades do nosso país, mas os motivos que levaram o astro-rei a exibir essa cor…

(Fotos: Bill Ingalls / Nasa)
Ciência 0

A Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa) lançou na madrugada de domingo (12) a sonda Parker Solar Probe (PSP), desenvolvida para a missão histórica do país de adentrar, pela primeira vez, a atmosfera do Sol. Inicialmente previsto para o sábado, o lançamento foi adiado devido a problemas técnicos. Neste domingo, milhares de espectadores acompanharam o…

nasa sol parker
Ciência 0

A Nasa, que há uma semana completou 60 anos de existência, está finalizando os preparativos para uma das missões espaciais mais audaciosas de sua história. Na madrugada do próximo sábado (12), um dos mais poderosos foguetes do mundo, o Delta IV Heavy, deverá iluminar os céus de Cabo Canaveral, na Flórida, levando em sua cápsula…

morte-sol
Ciência 0

Após 21 anos de observação, cientistas descobriram que o Sol aumenta e diminui de tamanho a cada 11 anos. Só que ninguém sabe exatamente o motivo dessa lenta “pulsação”, que felizmente não faz muita diferença para nós aqui na Terra, embora possa ser útil para determinar épocas com maior chance de tempestades solares. Segundo o…

morte-sol
Ciência 0

No próximo dia 4 de agosto, a Nasa irá lançar uma sonda que vai chegar mais perto da superfície do Sol do que qualquer outro objeto humano jamais chegou. Isso só será possível graças a um novo escudo térmico que foi desenvolvido especialmente para essa missão. A sonda, chamada de Parker Solar Probe, será equipada…

asteroide
Ciência 0

A presença de um asteroide tem reacendido um debate considerado resolvido há tempos. Será que existe um planeta “escondido” no Sistema Solar? Alguns cientistas acreditam que isso é bastante possível, o que deixa em alerta os adeptos de algumas teorias conspiratórias. O asteroide BP519 foi descoberto em 2015 e é um ponto fora da curva…

sol-morte capa
Ciência 1

Cientistas acabam de divulgar novas previsões a respeito do que acontecerá com o Sol quando ele morrer e quando que isso pode acontecer. Se você é uma daquelas pessoas que se apavoram com esse tipo de notícia, não há motivo para pânico: podemos adiantar que ainda deve demorar muito para isso acontecer. A partir de…

(Foto: Reprodução / Nasa)
Ciência 1

Um pequeno asteroide pode ser, segundo cientistas, o primeiro 'visitante' de outra estrela registrado no Sistema Solar. A rocha, chamada de A/2017 U1, tem menos de 400 metros de diâmetro e move-se a 92 mil km/h - rápido, mesmo para os padrões interestelares. O asteroide foi constatado pela primeira vez a partir do telescópio da…

Fonte: NASA
Ciência 0

Na última quarta-feira (6), a NASA detectou a maior erupção solar dos úlimos 12 anos, o que causou a interrupção da transmissão de rádios na Terra. Foram duas ocorrências de alta intensidade, sendo que a segunda foi mais intensa desde 2005. A erupção interrompeu a comunicação via rádio por uma hora, no lado da Terra que…

Page 1 of 3
1 2 3
Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com