Onça-pintada e leopardo: qual a diferença entre esses dois felinos?

0

Em um primeiro momento, a onça-pintada e o leopardo parecem ser exatamente idênticos. Mas não é tão simples assim: eles podem ser parecidos, mas têm suas diferenças.

Desde o habitat de cada um até a constituição do corpo, fica evidente que esses animais podem ter uma parentesco até próximo, mas definitivamente eles não são iguais em vários outros aspectos.

As diferenças começam no local onde cada um habita. A onça-pintada é nativa da América Latina, sendo chamada de jaguar na América Central, enquanto na parte mais ao sul, pode ser chamada também de jaguara, ou iaguara. O leopardo é tipicamente africano, vivendo nas savanas do continente.

Eles também se diferem no tamanho: a onça-pintada é maior e mais musculosa, possuindo músculos a mais até mesmo no maxilar, o que torna a sua mordida a mais poderosa entre todos os grandes felinos do mundo.O leopardo tem um papel diferente na África: ele é o menor entre os grandes felinos e acaba perdendo espaço para o leão, por exemplo.

Já as principais semelhanças entre os dois são em relação às rosetas, o nome oficial das manchas ou pintas da onça e do leopardo. Nas onças-pintadas, elas são maiores, com um centro amarelado e mais definidas, enquanto os leopardos aparecem com manchas menores e menos definidas.

Há ainda a questão da água: embora ambos saibam nadar, a onça-pintada gosta de caçar na água e frequentemente é vista em lagos e rios. Já os leopardos, preferem evitar o banho e aparecem na água mais raramente.

Pantera Negra

Ao contrário do que muita gente pensa, a pantera não é uma espécie de felino, mas sim o nome da família que reúne os leopardos e onças-pintadas, bem como os tigres, leões e outros grandes felinos.

Tecnicamente, todos esses animais são panteras.

Já as chamadas panteras negras nada mais são do que qualquer um desses animais que possua uma mutação genética que gere excesso de melanina no pelo, tornando-os todos pretos.

Essa mutação é relativamente comum, mas nem onça, nem leopardo, passam a ser outro animal por causa disso.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com