Não confunda: qual a diferença entre pato, marreco, ganso e cisne?

0

A primeira vista, é difícil apontar diferenças entre um pato, um marreco, um ganso e um cisne, mas elas existem, apesar de esses animais serem parentes muito próximos.

Essas diferenças vão desde a anatomia dos bicos, o tamanho e o local onde habitam, até o comportamento. Alguns deles também são consumidos como alimento, enquanto outros acabam se salvando da panela, na maioria das vezes.

As quatro aves fazem parte da família Anatidae, o que explica suas semelhanças. Todos eles foram domesticados pelos seres humanos, com diversas funções.

Enquanto cisnes podem ser usados como animais ornamentais, os gansos são praticamente “cães de guarda”, devido a serem os mais barulhentos e até mesmo agressivos, em muitos casos. O pato e o marreco são mais utilizados na culinária.

A maior semelhança entre todos é justamente entre patos e marrecos. O segundo é um pouco menor e a diferença física entre eles está nos detalhes: o pato possui uma protuberância no bico, próximo das narinas, enquanto o marreco não tem.

Há diferenças também no formato da cauda. Uma curiosidade interessante é que o famoso Pato Donald, personagem da Disney, tem as características físicas de um marreco.

Os cisnes são os maiores entre os quatro animais, além de terem o temperamento mais tranquilo. São também os que mais gostam de ficar na água. Todos eles são bons nadadores, mas o ganso geralmente é mais terrestre.

Na panela

Entre essas aves, o pato é o que acaba sendo mais usado como alimento, seguido pelo marreco. O cisne é o menos usado hoje em dia, mas já foi considerado uma iguaria de luxo no século XIX, sendo servido todo ano na ceia de Natal da Rainha Vitória, da Inglaterra.

Já a carne do ganso não é tão consumida, mas seus miúdos possuem alguma importância. É do fígado de ganso gordo que é feito o foie gras, um patê da culinária francesa.

Talvez a personalidade forte do animal seja o que mais o impede de ser usado como alimento, em relação a seus irmãos mais calmos.

Quase igual: qual a diferença entre grilos, gafanhotos e esperanças?



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com