Pessoas podem mudar de personalidade após danos no cérebro? Entenda

0

Lesões no cérebro podem causar alterações na personalidade, mas um novo estudo está tentando entender como e por que exatamente isso acontece. Além disso, nem sempre a mudança de personalidade acaba sendo ruim na vida da pessoa afetada.

A pesquisa é feita por psicólogos da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos. Eles analisaram 97 pessoas que tiveram danos cerebrais de vários tipos e chegaram à conclusão de que 22 tiveram mudanças na personalidade de forma positiva.

A avaliação foi feita por parentes e pessoas próximas aos participantes do experimento, em relação às mudanças sentidas por eles em relação à personalidade. Os cientistas também observaram em que local do cérebro as lesões aconteceram e essa variável parece ser muito importante na compreensão do fenômeno.

Os psicólogos afirmam que as pessoas que sofreram danos no lobo frontal do cérebro costumam apresentar melhoras na personalidade. Isso acontece porque essa região é associada à empatia, a capacidade de se ver no lugar do próximo e à compreensão.

No entanto, é importante lembrar que a grande maioria dos casos, 54 no estudo realizado, acaba tendo mudanças negativas e geralmente se tornam pessoas irritadiças, mal-humoradas e em alguns casos sem pudores em interações sociais. Elas também se tornam mais vulneráveis a demência e outros distúrbios psíquicos.

Melhoras consideráveis

Entre os casos conhecidos em que o pós-lesão causou alterações positivas, está a mulher conhecida apenas como “paciente 3534”. Ela tinha 70 anos quando retirou um tumor no cérebro que causou lesões em mais de uma região.

Seu marido, casado com ela há 58 anos, notou grandes diferenças no convívio com a esposa. Ele afirmou que ela passou de uma mulher de ranzinza e facilmente irritada para alguém mais feliz e extrovertida.

Um outro paciente, conhecido apenas pelo número 2410 também melhorou ao passar por uma cirurgia para tratar um aneurisma, aos 30 anos. Conhecido pelo temperamento explosivo e melancólico, ele próprio passou a se considerar mais tranquilo e passivo.



DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com