Todos nós já passamos por essa experiência desagradável um dia: sem querer, acabamos cortando nossos dedos com uma folha de papel. E você, com certeza, já deve ter se perguntado: por que um ferimento tão pequeno e quase insignificante como esse pode doer tanto? A ciência, como acontece em muitos casos, tem a resposta para essa pergunta.
O grande motivo disso é que esse tipo de corte costuma acontecer em áreas do nosso corpo que são bastante sensíveis, como os dedos, lábios e a língua, por exemplo. Esses são locais que possuem uma grande rede neural, pois eles nos ajudam a identificar sensações, como pressão, calor, frio e lesões.
Tanto que o nosso cérebro possui áreas específicas para receber os sinais vindos dessas parte do corpo, por exemplo. Mas apesar das vantagens em nos permitir sentir essas sensações, esses locais também fazem qualquer machucado, mesmo que pequeno, doer bastante.
E como utilizamos bastante nossos dedos, esses pequenos cortes acabam abrindo um pouco durante o dia, mesmo durante o processo de cicatrização, causando dores.
Além disso, os cortes causados pelas folhas de papel são bem superficias e não afetam os nervos, deixando-os em completa operação, o que só piora a sensação de dor.
Se você está entre aquelas pessoas que não suportam qualquer tipo de dor, confira algumas dicas de como lidar com esse tipo de corte.
Primeiro, é importante lavar o ferimento o quanto antes com bastante água e sabão. Isso reduz a chance de alguma infecção e ajudará o ferimento a cicatrizar mais rápido.
Depois, é importante manter o ferimento limpo, e se possível, também protegê-lo com um band-aid e deixá-lo tomar um pouco de ar às vezes para acelerar a cicatrização.
De qualquer forma, esse tipo de acidente, que é muito comum de acontecer, é um lembrete de que podemos nos machucar até mesmo com coisas simples, como um mero pedaço de papel. Todo cuidado é pouco.