Não é novidade nenhuma que a gente sempre ouve que as gorduras fazem muito mal para a saúde e uma alimentação saudável precisa ser baseada na ingestão de frutas e legumes, não é mesmo?
Não mais! Um estudo recente sugere que um maior consumo de gorduras pode ser mais benéfico que alta ingestão de carboidratos.
Os pesquisadores querem, inclusive, alterar as diretrizes internacionais sobre dietas saudáveis. Eles acreditam que as pessoas precisam consumir um pouco mais de gordura, reduzir o carboidrato e até mesmo as frutas e legumes.
“O que estamos sugerindo é moderação em oposição a ingestão muito baixa e muito alta de gorduras e carboidratos”, explicou Mahshid Dehghan, da McMaster University em Hamilton, Canadá.
Atualmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que as pessoas não obtenham mais de 30% da energia da gordura. Já a pesquisa concluiu que dietas com aproximadamente 35% das calorias formadas por gordura foram associadas a menores taxas de mortalidade que dietas com cerca de 60% das calorias formadas por carboidratos.
Para chegar à estas conclusões, os pesquisadores recrutaram pessoas entre 35 e 70 anos em 18 países entre 2003 e 2013. Eles também obtiveram informações das dietas de outras 135.335 pessoas que foram seguidas por cerca de sete anos em outros estudos.
Quando as pessoas foram divididas em cinco grupos com base na quantidade de gordura que consumiam, aquelas que comeram mais gordura – de qualquer tipo – eram cerca de 23% menos propensas a morrer durante o estudo do que aquelas que comiam o mínimo.
“Esperamos que as diretrizes sejam reconsideradas à luz das novas descobertas”, disse Dehghan em uma entrevista.