A imagem de Jesus cai regularmente em tipos inconfundíveis. Há a criança que Jesus está sendo administrada pela Virgem Maria. Há o Príncipe da Paz calmo palestrando a humanidade. Além do mais, há o Cristo Crucificado que morreu pelas nossas transgressões. Uma variedade mais ampla de quadros, em qualquer caso, obtém de um período anterior à codificação das representações de Jesus.
10. Bom Pastor – Mausoléu de Galla Placidia
A imagem de Jesus que nos vem da Bíblia é a de um simples camarada, abandonado de uma linha de senhores, mas não um governante natural. Seu começo geralmente humilde deu-nos o Jesus do vestido sofisticado, frequentemente um manto liso. No Mausoléu de Galla Placidia em Ravenna, há um mosaico mostrando um Cristo muito singular.
O edifício, uma vez que se pensava ser o túmulo de um soberano romano, foi trabalhado em torno de 430. Dentro, é rico o embelezamento do mausoléu. No telhado, azulejos de vidro azuis e dourados retratam várias estrelas dirigindo para cima em direção a uma cruz. Ao longo da passagem, Jesus aparece como o Bom Pastor. Poucos pastores podem ter estado tão na moda. Jesus veste o roxo e o ouro de uma Imperador. Ele mantém uma equipe Imperial unida a uma cruz. Obviamente este é um esforço para unir a força política de um soberano à força perfeita de Jesus.
9. Portas de madeira de Santa Sabrina
A congregação de Santa Sabina em Roma foi terminada em 432. O edifício está geralmente em seu estado original, porém foi despojado de seus luxuosos mosaicos. Você pode antecipar que os mosaicos suportarão mais do que a madeira, mas são as entradas de madeira que mantêm uma das imagens mais pontuais do Jesus executado.
As tábuas de madeira das primeiras entradas do século V da congregação, sobreviveram podendo até mesmo ser encontradas na congregação. Feitos em madeira de cedro, as tábuas demonstram cenas diferentes da Bíblia. Um deles mostra Jesus como um homem há muito tempo barbudo e cabeludo preso à uma cruz. Embora esta seja atualmente a perspectiva padrão de Jesus, o mosaico contemporâneo do Bom Pastor em Ravenna demonstra Jesus com uma juventude barbeada.
8. Cristo pisoteando as bestas. Capela do Arcebispo em Ravenna
Datando de cerca de 500, a pequena Capela do Arcebispo em Ravenna demonstra um Cristo que permanece no pescoço de um leão e cobra. Este simbolismo áspero descobre sua premissa no texto sagrado. O trecho de Salmos 91:13 nos faz saber que, fora da possibilidade que você acaricia a Deus: “Você pisará no leão e na cobra pisará o considerável leão e a serpente”
Neste mosaico, Jesus é um guerreiro, vestindo um manto e uma armadura. Ele segura uma cruz como se fosse uma arma. Por que a congregação pode exigir um guerreiro Jesus para protegê-la? A casa de oração foi levantada em meio a um tempo de conflito entre várias facções cristãs. Os arianos atacaram um educando sobre a Trindade e os Atanasianos um alternativo. Talvez esta igreja Ariana seja um aviso aos seus inimigos do que está prestes a vir.
7. Curando uma mulher sangrando. Catacumbas de Marcelino e Pedro
A cidade de Roma é baseada no topo de um labirinto de pedreiras, passagens, esgotos e túmulos. Encobertos nesta cidade-sombra, esgueirar-se-ão numerosos afrescos antiquados que, de alguma forma, teriam sido pulverizados pelo tempo e pelo clima. Nos túmulos dos santos, Marcellino e Pedro, entre os muitos enterramentos, é uma das imagens mais pontuais de uma seção da Bíblia.
No texto de Marcos 5: 25-34 relata a narrativa de uma senhora que tem uma grave hemorragia por um um período de 12 anos. Ela vem a Jesus em um grupo e confia que apenas tocando Seu sudário ela será curada. Ela faz, e Jesus aconselha que é a sua fé a salvou. Essa cena é pintada sobre os divisores dos mausoléus, que foram iniciados no segundo ou terceiro século.
6. Cura do Paralítico, na Síria
Uma das histórias mais conhecidas do Novo Testamento é a recuperação de Jesus do homem incapacitado. Os companheiros do homem são tão urgentes para levá-lo a Jesus, que eles destacam o telhado da casa em que Jesus está e o colocam dentro de uma cama. Vendo isso, Jesus apenas aconselha o homem “Levante-se, pegue sua esteira e vá para casa.” O homem pega sua pequena esteira e sai dali.
Sendo datado cerca de 230 a.C., este quadro foi encontrado na parede de uma congregação na Síria. Embora possamos ler um desenho um pouco engraçado à esquerda, aqui a imagem parece ter a história lida ideal à esquerda. O homem começa em sua cama do lado direito, Jesus o ordena para se levantar e sair, e o homem passeia com sua cama de costas, à esquerda.
5. A Virgem e o Menino. Catacumba de Priscilla
No ponto em que os arqueólogos exploraram as Catacumbas de Priscilla em Roma no século XIX, descobriram que era uma grande ruína. Duzentos anos antes, as tumbas haviam sido despojadas pelos pedidos do papado. Sarcófagos foram esmagados e mosaicos derrubados. Ninguém está totalmente certo por que isso aconteceu. As partes deixadas são verdadeiramente significativas, contudo as obras de arte nos divisores e nos telhados, que datam do terceiro século são consideravelmente mais importantes.
Os afrescos acabaram sendo discutíveis. Grandes porções das criações artísticas indicam senhoras. Alguns parecem mostrar as senhoras palestrando, mesmo na parte de clérigos, que era papel dos sacerdotes. No entanto, escondido em um canto das tumbas é talvez a imagem mais experiente do Cristo jovem e Maria. Alguns debatem se isto é Maria e Jesus, no entanto, no caso em que é, então são centenas de anos mais estabelecidos do que a seguinte representação da mãe de Jesus.
4. Bom Pastor. São Calixto, em Roma
O pai da Igreja Tertuliano retratou como os romanos repreendiam os cristãos por cada um de seus inconvenientes atos no terceiro século: “Eles pensam que os cristãos são a razão de cada fiasco aberto, de cada dor com que a população geral se foi. O Tibre ascende tão alto quanto os divisores da cidade, se o Nilo não se levantar ou enviar as suas águas sobre os campos, se o céu não dá chuva, se há tremor, se houver fome ou epidemia, imediatamente o grito é, ‘Fora com os cristãos, para o leão!
Isso esclarece porque os cristãos exigiram uma tal variedade de lugares subterrâneos para armazenar as partes restantes de seus mártires. As catacumbas de Callixtus eram um desses lugares. Sobre os divisores está uma pintura de Jesus como o Bom Pastor do terceiro século. Aqui, Ele é um pastor básico que transporta água e leva uma ovelha sobre seus ombros – falando a Sua tendência para o inocente e Sua própria parte como Cordeiro de Deus.
3. O mosaico Hinton de Santa Maria
O Hinton St. Mary Mosaic origina da Grã-Bretanha e uma vez teve um lugar com um notável grupo romano da região. Certa vez, garantiu um chão de sala de estar. Todo o mosaico mistura simbolismo cristão e pagão, e também cenas de perseguição. Um pouco demonstra o santo grego Bellerophon montando o seu cavalo alado Pegasus.
No meio está um jovem cercado por duas romãs. Sem as imagens por trás dele, pode ser difícil conectá-lo com Jesus. Atrás da cabeça do homem estão as letras gregas chi e rho, as letras primárias do nome de Cristo em grego e uma imagem típica para Ele. O mosaico é pensado para datar de meados do século IV.
2. Crucificação escupida em marfim
No Museu Britânico está um dos retratos mais pontuais da passagem de Cristo. Cortado em marfim, tem três placas diferentes que demonstram a Paixão de Cristo. Juntos, moldaram os lados de um caixão romano do século IV.
Cristo é pregado através das palmas das mãos na cruz. Sobre Sua cabeça são cortadas as palavras REX DIU (AEORUM) (‘Rei dos judeus’). Ao outro lado, as pessoas santas, Maria e João, olham, enquanto um soldado perfura o lado de Jesus com uma lança.
1. Desenho feitos em grafite
O Alexamenos Graffito é chamado de grafite blasfemo, ou profano grafite, por razões rapidamente claras. A melhor data para o grafite é AD 200. Encontrado cortado em argamassa em Roma, a imagem demonstra um homem olhando para cima em uma figura executada. Aproximando a imagem, podemos ver claramente que se trata de uma figura com uma cabeça de burro presa à uma cruz. Devemos lembrar que um castigo aplicado dos baixos, para os baixos. No livro de 1 Coríntios 1:23, o discípulo Paulo diz “Nós pregamos o Cristo crucificado. Escândalo para os judeus, loucura para os gentios. ” A cabeça de burro era apenas para reforçar o que ele havia dito.