Robô Curiosity completa 2 mil dias em Marte com imagens incríveis; veja

0

O robô Curiosity, que explora a superfície de Marte, completou 2 mil “dias marcianos” no planeta vermelho. Seu maior legado até agora são as fotos feitas por lá, que permitem que os cientistas entendam a formação de Marte e os motivos que o levaram a ser como é hoje.

A sonda chegou ao planeta em 5 de agosto de 2012 e cerca de 15 minutos depois de ter pousado já fazia sua primeira imagem. O Curiosity viria a fazer várias fotos, algumas de grande importância científica e também grande beleza.

Até agora, ele já andou cerca de 18 quilômetros e atingiu uma altitude de 327 metros. Os números não parecem muito expressivos, mas é preciso lembrar que o comando do robô é feito a partir da Terra, o que gera um grande intervalo de tempo entre o envio e o recebimento de informações.

A região mais explorada pela sonda até agora é o vale conhecido como Cratera Gale. A Curiosity tem basicamente circundado a cratera e recentemente registrou uma imagem incrível dela em 360 graus.

Veja também:   Missão Curiosity tira foto panorâmica incrível de um vale em Marte; confira

O principal trabalho do robô é analisar rochas e sedimentos em busca da presença de água ou até mesmo de micro-organismos nativos de Marte. Graças a ele, conhecemos muito mais nosso planeta vizinho.

Vizinhos sem contato

O Curiosity não está sozinho na superfície do planeta vermelho e também não é o primeiro “habitante”. Antes dele, em 2004, o Mars Opportunity chegou e já completou mais de 5 mil dias marcianos. Curiosamente, os dois nunca se encontraram e provavelmente nunca irão, por estarem em regiões muito distantes.

O simpático robô Curiosity servirá de base a um novo explorador, denominado Mars 2020, que deve ser lançado no ano citado por seu nome. Porém, isso não significa que o Curiosity irá se aposentar: originalmente programado para uma missão de 2 anos, ele teve seu funcionamento prolongado por tempo indeterminado, devido a condições favoráveis em Marte.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com