Conheça Shakuntala Devi, a mulher conhecida como ‘computador humano’

0

Você pode ser bom em matemática, mas dificilmente vai ser tão bom quanto a indiana Shakuntala Devi.

Ela era conhecida como o computador humano, por sua capacidade lógica incrível, que a permitia fazer “de cabeça” algumas contas extremamente complexas.

Famosa na Índia, ela chegou a ganhar um filme sobre sua vida produzido pelos estudos de Bollywood.

Devi nasceu em 1929, em Bangalore. Ela nunca recebeu educação formal, pois era de uma família circense, que estava sempre viajando por todo o país.

Aos 3 anos de idade, já era conhecida pela facilidade em fazer contas e foi aprendendo cada vez mais com truques de cartas para ajudar a memorizar. Sua inteligência passou a ser uma das atrações do circo do qual fazia parte.

Ao longo da vida, a capacidade de Devi foi desafiada em várias oportunidades. Ela se apresentava em escolas e universidades, competindo contra alunos, professores e até mesmo computadores, sempre com resultados extraordinários.

Ela está no Guinness Book desde 1982 por ter resolvido uma multiplicação com números de 13 dígitos em 28 segundos, totalmente de cabeça.

Shakuntala Devi morreu em 2013, aos 84 anos de idade, com uma memória ainda notável. Em julho de 2020, uma produção de Bollywood, em parceria com a Sony Pictures, contou a história de sua vida.

O longa está disponível no serviço de streaming da Amazon Prime Video e é bastante fiel à história real.

Como ela conseguia?

Devi foi estudada por pesquisadores durante a vida, já que ela parecia realmente ter uma capacidade de memorização e resolução de problemas lógicos bem acima da média.

No entanto, até onde os cientistas descobriram, o computador humano era mais humano do que computador mesmo, sem nada que a tornasse diferente da maioria das outras pessoas.

Ela teria, como única capacidade diferenciada, uma forma diferente de enxergar os longos números e os algarismos que os compõem.

Porém, a conta se processava no cérebro dela da mesma forma que acontece com a maioria das pessoas. O talento de Devi aparentemente não tem nenhuma explicação além do normal.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com