Sonda envia primeiros dados do objeto mais distante já explorado

0

Conforme relatado no primeiro dia do ano no Acredite ou Não, a sonda New Horizons passou próxima de 2014 MU69, o objeto mais distante já explorado pelo homem, que se encontra no famoso Cinturão de Kuiper. E ela acaba de enviar as primeiras fotos e informações do local.

Esse lugar em que o corpo se encontra ganhou o nome de Ultima Thule e está a 6,4 bilhões de km do Sol. Após seu primeiro voo próximo a 2014 MU69, a sonda descobriu que o objeto possui um formato alongado e arredondado.

sonda-objeto distante 1

Com esses primeiros dados enviados pela sonda, a Nasa afirmou que existe a possibilidade da região de Ultima Thule ser ocupada, na realidade, por dois objetos distintos. Além disso, outro dado curioso é que 2014 MU69 gira como se fosse uma hélice de avião, já que seu eixo apontava diretamente para a New Horizons.

sonda-objeto distante gif

“A New Horizons teve uma performance de acordo com o esperado, conduzindo a exploração em um outro mundo mais distante da história. Os dados que recebemos são fantásticos e já estamos aprendendo de perto sobre Ultima Thule. Daqui para frente os dados ficarão cada vez melhores”, disse Alan Stern, cientista do Instituto de Pesquisa Southwest em Boulder, Colorado.

A sonda New Horizons iniciou sua longa jornada há 13 anos justamente para chegar ao Cinturão de Kuiper, que astrônomos sempre quiserem estudar mais a fundo, mas a tarefa era quase impossível por ele estar muito longe da Terra. Para se ter uma ideia disso, 2014 MU69 não passava de um mísero pontinho em telescópios.

Agora, isso deve ser diferente justamente com a passagem da New Horizons pelo local, que usou seus vários instrumentos para analisar o objeto mais distante já explorado pelo homem.

Os dados completos só devem chegar ao nosso planeta em setembro de 2020, justamente por conta da longa distância a ser percorrida, o que diminui a velocidade de transmissão. Até o final do próximo ano, cientistas esperam compreender melhor o objeto.

E quando os dados chegarem por aqui, a New Horizons já estará longe de Ultima Thule, à caminho da constelação de Sagitário.



Veja também:   Marte? Céu fica vermelho na Indonésia por causa de queimadas; veja

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com