Tempestades solares podem atingir a Terra e só saberíamos pouco antes

0

Tempestades solares podem atingir a Terra a qualquer momento, causando falta de energia por todo o globo. Segundo os cientistas, só saberíamos da chegada da tempestade 15 minutos antes do impacto.

As chamadas ejeções de massa coronal (EMC) do Sol são comuns e atingem a Terra cerca de 80 vezes por ano. Porém, são de baixa intensidade e costumam não causar nenhum tipo de problema. Algumas podem ser vistas no fenômeno conhecido como Aurora Boreal.

As EMCs são bastante imprevisíveis e um evento de maior magnitude poderia causar problemas para o planeta em relação ao abastecimento de energia. A meteorologista Catherine Burnett, do programa de tempo espacial Met Office falou ao The Daily Mirror sobre a imprevisibilidade desse tipo de evento. “Uma ejeção de massa coronal significativa demora 19 horas para chegar à Terra. Assim que víssemos uma ejeção a abandonar a estrela, saberíamos dela apenas 15 minutos antes da chegada ao nosso planeta, bem como os dados restantes sobre a direção magnética ou o seu impacto”, explicou.

Burnett também falou sobre as consequências do impacto de uma EMC mais forte na superfície terrestre. “Se uma EMC tem um impacto no campo magnético da Terra na orientação certa, então toda a energia é transferida pelas linhas do campo magnético e vai para a superfície da Terra. Uma corrente induzida na crosta terrestre e tem dificuldade de viajar através das rochas, então vai preferir ir por um longo condutor de metal, como uma rede elétrica de alta tensão. Ela então vai subir até um transformador e viajar pelos sistemas de segurança em subestações elétricas, ou se for realmente poderosa, pode danificar o transformador. E você poderia perder energia.”

Prevendo as tempestades solares

Segundo Burnett, é muito mais fácil prever eventos climáticos na Terra do que no Sol devido a quantidade de satélites de medição. Enquanto temos centenas de milhares na Terra, existem poucos equipamentos monitorando a superfície solar.

Pesquisadores da Universidade de Harvard divulgaram um estudo em agosto de 2017 que calcula que em cerca de 750 anos tempestade solar pode atingir a Terra e causar estragos que podem levar à extinção da humanidade.



DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com