O renomado físico Stephen Hawking, conhecido por suas visões pessimistas sobre o futuro da Terra, afirmou recentemente que a humanidade destruirá o planeta e ele se tornará uma enorme bola de fogo em 600 anos. Por conta disso, acredita que a humanidade já precisa pensar um plano de fuga para outros locais do universo.
Hawking acredita que o crescimento da população mundial e o aumento na demanda de energia podem resultar no colapso, que causará uma enorme catástrofe na Terra por volta do ano 2600. E já aponta o melhor lugar para chamarmos de “lar” no futuro: os planetas de Alpha Centauri, o sistema solar que está mais próximo do nosso, a 4.37 anos luz de distância, o equivalente a 40 trilhões de quilômetros.
O físico é uma das pessoas que está bancando o projeto Breakthrough Starshot, que faz parte do programa Iniciativas Breakthrough, que está encontrando uma forma de criar uma nave que consiga viajar até Alpha Centauri a uma velocidade equivalente a 15 ou 20% da velocidade da luz. Com a tecnologia atual, uma viagem para o sistema solar vizinho levaria 30 mil anos.
“Um sistema como esse conseguiria chegar a Marte em menos de uma hora, chegar a Plutão em dias, passar a (sonda) Voyager em uma semana e alcançar Alpha Centauri em apenas 20 anos”, disse Hawking, durante uma videoconferência em um evento na cidade de Pequim.
Astrônomos também afirmam que existe uma grande possibilidade de planetas semelhantes à Terra existirem dentro da chamada “Zona Habitável” de Alpha Centauri, que possui não apenas uma, mas sim três estrelas diferentes.
Outra grande preocupação
Esse não é o único motivo de preocupação de Stephen Hawking. Em outro encontro realizado este ano, ele acredita que a humanidade também precisa estar preparada para contra-atacar a inteligência artificial, já que robôs poderiam facilmente susbstituir os humanos em diversas tarefas e atividades.
O físico disse que por mais que a tecnologia esteja transformando os aspectos de nossa vida cotidiana, máquinas inteligentes podem trazer novos desafios para a humanidade. Ainda assim, afirmou que apesar dos robôs colocarem em risco diversos empregos, essa revolução poderia ser utilizada em prol de certos aspectos, como acabar com a pobreza e doenças.
“O crescimento da Inteligência Artificial pode ser a pior ou a melhor coisa que já aconteceu com a humanidade. Nós simplesmente precisamos estar cientes dos perigos, identificá-los, usar as melhores práticas e gerenciamento e se preparar para suas consequências e avanços”, disse o físico.
Alguns nomes conhecidos do ramo também concordam com a visão de Hawking, como o empreendedor Elon Musk, criador da fabricante de carros Tesla e da empresa de transporte espacial SpaceX, que afirmou que a Inteligência Artifical pode ser uma grande ameaça para o futuro da humanidade.
Já outros são um pouco mais céticos com relação ao assunto, como Bill Gates, criador da Microsoft, que afirmou, em um entrevista recente, que não há motivo para entrar em pânico.