Os rios são uma peça fundamental na formação da história do mundo. Muitas civilizações antigas se desenvolveram às margens de grandes bacias hidrográficas devido às melhores condições ofertadas, como a água disponível para irrigação e a fauna e flora abundante.
É considerado um rio o curso de água natural que flui até desaguar no oceano, em outro rio ou em um lago. Certos rios percorrem longas distâncias, atravessando diversos estados e países. Conheça os cinco maiores rios do mundo em relação à extensão:
5° – Yangtzé
O Rio Yangtzé, conhecido como o Rio Azul, percorre 5520 km do território chinês. Sua nascente está situada nos montes Kunlum (Qinghai e Tibete) e a deságua próximo à Xangai no mar da China Oriental (Oceano Pacífico), sendo o maior rio da Ásia.
Foi ao longo da extensão do Rio Azul que ocorreu o desenvolvimento da civilização chinesa, há 4.000 a.C. Desse modo, há milhares de anos ele é utilizado para a irrigação, saneamento, transporte e indústria.
Recentemente, tornou-se importante para geração de energia hidrelétrica, pois ao logo do rio foi construída a maior usina hidrelétrica do mundo, a Barragem das Três Gargantas.
4° – Ob
O Rio Ob atravessa de norte a sul a Sibéria Ocidental, na Rússia. Sua bacia possui grande possibilidade de aproveitamento econômico. Sendo importante para a irrigação, transporte, energia hidroelétrica e pesca.
O Ob Percorre a planície siberiana por 5.570 km em um trajeto sinuoso. Ele desemboca no Golfo de Ob, no Mar de Kara. Durante o inverno, algumas partes do rio ficam congeladas e cobertas pela neve, que também ajuda a manter alto o nível das águas.
3° – Mississipi
O terceiro maior rio do mundo é a maior bacia hidrográfica da América do Norte, sendo formada pelo Rio Mississipi e pelo seu afluente o Missouri. Juntos possuem uma extensão total de cerca de 6212 km
A nascente está nas montanhas Red Rock, indo desaguar quilômetros depois em um grande delta, no Golfo do México. O seu percurso passa pelos estados de Minnesota, Lowa, Wisconsin, Illinois, Missouri, Tennessee, Mississippi e Arkansas.
2° – Nilo
Até um tempo atrás, o Nilo era considerado o maior rio do mundo. Apesar de ser um quesito controverso entre os estudiosos da área, as medições mais atuais dos outros rios o apontam no segundo lugar.
O rio possui 6.853 km de extensão, que foram de suma importância para o desenvolvimento da civilização Egípcia.
O Nilo nasce na linha do equador e deságua no mar mediterrâneo. Suas águas percorrem diversos países, como Uganda, Tanzânia, Ruanda, Quénia, República Democrática do Congo, Burundi, Sudão, Sudão do Sul, Etiópia e Egito.
1° – Amazonas
O título de maior rio do mundo tanto em extensão quanto em volume é do Rio Amazonas. São 6 992,06 km de comprimento, mais de mil afluentes e 20% de toda água doce do planeta está nele.
Além disso, emplaca outro pódio, o de maior bacia de drenagem do planeta, cobrindo 40% da América do Sul. No período de seca, o seu ponto mais largo é de 11km, durante as cheias atinge 55km.
Ele nasce no Peru e passa por Colômbia, Equador, Bolívia e Brasil. A maior parte está localizada no noroeste brasileiro, que é por onde deságua no Oceano Atlântico. A fauna e flora da floresta Amazônica é uma das mais ricas do Planeta Terra.