Velocidade da luz é captada por câmera desenvolvida por cientistas

0

Quando se diz que algo vai “mais rápido que a luz”, faz-se menção à velocidade da luz, rapidez ainda incomparável entre outros meios de propagação de informação ou matéria. Não se sabe, até o momento, se é possível bater a agilidade da luminosidade.

Para se ter ideia, a velocidade da luz no vácuo é de 299.792.458 metros por segundo ou, basicamente, 300 mil quilômetros por segundo. Algo incrível para nós, meros seres humanos, que nos sentimos o máximo quando percorremos, de avião, grandes distâncias em poucas horas.

Por ser tão ágil, a propagação da luminosidade não pode ser vista. Entretanto, cientistas da da Universidade de Lund conseguiram filmar a velocidade da luz. Um vídeo que mostra o feito está presente no YouTube.

Confira:

O registro foi feito a partir da câmera de captura mais rápida inventada até o momento. O dispositivo consegue registrar incríveis cinco trilhões de quadros de imagem a cada segundo – agilidade o bastante para captar o movimento da luz.

Com esse novo dispositivo, eventos que ocorrem em tão pouco tempo, como em 0,2 trilhões de segundo, podem ser documentados e estudados pelos humanos. Isso é obtido a partir do registro de quatro imagens diferentes para cada quadro.

A nova tecnologia é chamada de Frame (Frequency Recognition Algorithm for Multiple Exposures, ou Algoritmo de Reconhecimento de Frequência para Exposições Múltiplas) pelos pesquisadores. O nome foi dado pelos líderes do estudo, Elias Kristensson e Andreas Ehn.

  Descoberta nova partícula que pode ajudar a entender rumos do universo

O principal objetivo da nova invenção é utilizá-la em descobertas relacionadas à combustão. Espera-se que a Frame mostre um pouco sobre como melhorar motores movidos a gás ao revelar como se dão algumas reações químicas, a nível molecular, quando há queima de combustível.

Há outros setores que podem ser melhorados com a nova tecnologia, como telecomunicações, componentes eletrônicos e outros. De certo modo, toda a ciência e a tecnologia se beneficia com a Frame.

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com