10 alimentos que ajudam na prevenção do câncer

1

Há muitas prioridades para balancear quando se faz compras em um supermercado. Os alimentos procurados precisam dar energia, ser saudáveis e, ao mesmo tempo, saborosos e até em bom preço.

No entanto, existe uma prioridade que nem todos colocam na balança: alimentos que podem proteger seu corpo de doenças. Não é algo que muitas pessoas pensam, seja por desinformação ou por ignorar, de forma consciente, tal aspecto.

Entre uma das doenças mais temidas da atualidade, está o câncer. E, felizmente, há alimentos que podem ajudar a evitá-lo.

O site CheatSheet reuniu, em uma lista, alimentos que ajudam na prevenção do câncer. Veja:

1) Brócolis

01 brocolis

Sua mãe tem uma razão científica para pedir que você coma brócolis. Talvez ela não saiba, mas tem. Este vegetal contém antioxidantes, vitaminas e compostos anti-carcinogênicos, além de glucosinolatos.

Os glucosinolatos, em especial, são convertidos em outros compostos, incluindo isotiocianatos, que reduzem o risco de câncer, especialmente se você preparar seus brócolis no vapor. É o melhor método de cozimento para deixar os compostos intactos.

No geral, os chamados vegetais de Brassica – incluindo brócolis, couve-de-Bruxelas, repolho, couve-flor e couve – estão fortemente associados a uma diminuição do risco de câncer de pulmão, estômago, cólon e reto. Ainda neste texto, a couve-de-Bruxelas também será abordada.

2) Frutas cítricas

Citrus fruits: orange, grapefruit

Muitas pessoas odeiam brócolis e outros tipos de vegetais que estarão nessa lista. Mas frutas cítricas, sejam puras ou em sucos, são muito mais fáceis de se “digerir”.

Frutas cítricas contém hesperidina, um poderoso composto antioxidante e anti-câncer.

Entre os tipos de câncer que podem ser evitados por meio das frutas cítricas, estão os de mama, esôfago e pâncreas. Além disso, essas frutas também desempenham um papel importante na recuperação de pessoas já doentes, junto de terapias específicas.

3) Azeitona

azeitona azeite

As azeitonas, tão presentes na culinária mediterrânea, estão entre os alimentos que ajudam a combater o câncer.

Pesquisadores descobriram, recentemente, que as azeitonas têm vários compostos com um efeito anticancerígeno. Além disso, azeitonas e azeite contam com grandes quantidades de antioxidantes.

4) Cebola

cebola

Sabe-se que legumes verdes são saudáveis. No entanto, as cebolas, que não se encaixam neste segmento, são um dos tipos mais surpreendentes de produtos que combatem o câncer.

As cebolas – e outros vegetais e legumes do tipo, como o alho – reduzem o risco de vários cânceres comuns. Os legumes do gênero allium “têm efeitos em cada fase da carcinogênese e afetam muitos processos biológicos que reduzem o risco de câncer”.

Se você odeia cebolas, recomenda-se que elas sejam feitas cozidas ou assadas, para que o sabor fique menos marcante. Entretanto, não as dispense de seu cardápio.

5) Berinjela

05 berinjela

Os benefícios que a berinjela traz para o corpo humano são diversos. Alguns estudos, por exemplo, apontam que a berinjela diminui a invasividade das células tumorais.

Outras pesquisas descobriram que os glicoalcalóides e metabolitos em berinjelas, tomates e batatas inibem o crescimento de cólon e células de câncer de fígado.

6) Batata-doce

06 batata doce

A batata-doce não serve apenas para o ganho de massa magra e emagrecimento. Ela também tem importantes benefícios para evitar o câncer.

A proteína da batata doce interrompe o crescimento de células de câncer de cólon de proliferação e metástase. Compostos encontrados em cascas de batata-doce podem, ainda, prevenir o desenvolvimento de vários tipos de câncer.

Além disso, as batatas-doces têm efeitos antioxidantes. Tal efeito pode ajudar a prevenir o câncer de mama.

E não é apenas a típica batata-doce alaranjada que pode prevenir o câncer. A de cor roxa também pode ajudar a proteger o corpo humano contra o câncer colorretal.
A batata-doce roxinha também possui compostos que podem induzir apoptose, ou morte celular, em células cancerosas. E, por fim, folhas de batata-doce, em geral, podem ajudar a prevenir o câncer de pulmão.

7) Chás

07 chá

Nem todos os alimentos contra o câncer são sólidos. Alguns deles, como chás, são líquidos. E são igualmente efetivos.

Os polifenóis em diversos tipos de chás agem como antioxidantes fortes. Pesquisas apontam que tais compostos ajudam a impedir que tumores se formem.

O consumo moderado de chá reduz, mais especificamente, o risco de câncer de mama.

Além disso, o chá verde contém um composto que diminui a capacidade de um tumor para invadir o tecido e desenvolver novos vasos sanguíneos. Ambos os processos são essenciais para o crescimento tumoral e metástase.

Além disso, o aumento do consumo de chá verde pode reduzir a incidência e atrasar o início de tumores.

8) Cereais integrais

08 cereal integral

Cereais integrais, como aveia, arroz integral e quinoa, incluem germe, endosperma e farelo – em oposição aos grãos refinados, que apenas incluem o endosperma.

A composição mais complexa e rica dos cereais integrais ajuda a reduzir o risco de câncer de próstata. Eles também podem diminuir a incidência de outros tipos de tumores, incluindo colorretal, pancreático, mama e endométrio.

9) Cogumelo

cogumelo

Cogumelos contêm uma variedade de moléculas bioativas, incluindo agentes antitumorais. Alguns até estão em medicamentos anti-câncer, que tratam tumores mais resistentes..

Uma recente pesquisa mostrou, ainda, que cogumelos podem retardar o crescimento de um câncer. Eles também podem regular genes tumorais.

Além disso, cogumelos podem diminuir o desenvolvimento de novos vasos sanguíneos em tumores. E para as pessoas submetidas a quimioterapia, eles podem aumentar a eficácia do tratamento e proteger contra supressão da medula óssea.

10) Couve-de-bruxelas

10 couve de bruxelas

Pesquisadores descobriram, recentemente, que as couves-de-Bruxelas podem reduzir os danos oxidativos ao DNA. Ou seja, reduzem os riscos de câncer.

Os chamados vegetais crucíferos, incluindo couves-de-Bruxelas, rúcula, couve-flor e couve, contêm isotiocianatos e indole-3-carbinol. Estes compostos também ajudam a prevenir tumores em diversos órgãos, como o de próstata.

Os isotiocianatos podem até mesmo impedir que alguns dos compostos do tabaco causem tumores pulmonares.



Discussão1 Comentário

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com