10 animais de estimação que são alimento em outros países

0

Cachorros, gatos, lagartos, tartarugas e coelhos são considerados animais de estimação para muitas pessoas aqui no Brasil, não é mesmo? Mas saiba que em alguns países do mundo, eles são considerados mais uma forma de alimento para sua população, algo que também ilustra as diferenças culturais que existem ao redor do mundo.

Confira abaixo 10 animais de estimação que são alimento em outros países do globo.

10) Cachorros

animais de estimação-1

O cachorro é o melhor amigo do homem, não é mesmo? Mas isso não vale muito para quem mora na Suiça, Vietnã, Nigéria, Coreia do Sul, Indonésia, Groenlândia, Filipinas e China, onde o animal costuma ser visto como alimento.

Na Suiça, é ilegal comprar e vender carne de cachorro, mas não existe uma lei que impeça uma pessoa de matar um cão para sua alimentação. Muitas tribos que vivem no Ártico matam os animais caso a comida esteja escassa.

No Vietnã, a carne de cachorro é algo quase obrigatório em certas cerimônias. A demanda é tão grande que existem relatos de roubos no seu vizinho, a Tailândia, e os animais são levados clandestinamente para lá. E se existe um lugar que não é nem um pouco bom para ser um cachorro é a Coreia do Sul, onde 2,5 milhões de cães são mortos todo o ano para consumo.

Nas Filipinas, a venda de carne de cachorro foi proibida em 1998, mas continua presente no mercado negro. E na China, um festival costuma marcar o consumo de carne de cães e gatos, na província de Guangxi.

9) Macacos

animais de estimação-2

O consumo da carne de macacos é muito comum no Oeste e no Centro da África. Na República do Congo, por exemplo, ela se chama likaku e costuma ser vendida normalmente em restaurantes e barracas na rua.

Por conta disso, muitas espécies de macacos nessa região estão entrando em extinção. E gorilas, bonobos e chimpanzés também não estão a salvo de caçadores e consumidores, pois são considerados alternativas.

E existem relatos de que o cérebro de macacos é considerado uma iguaria na China e na Malásia, onde ele chega a ser consumido ainda dentro do crânio do animal. No entanto, não existe confirmação disso e pode se tratar de algo do passado.

Veja também:   Momo: desafio suicida está se infiltrando em vídeos infantis

8) Gatos

animais de estimação-3

Os gatos, ao lado dos cachorros, são os animais de estimação mais populares do mundo, mas eles também não escapam desse destino. A carne de gato é muito comum no Vietnã, China e Austrália.

A demanda é tão grande no Vietnã que igual ao que acontece com os cachorros, gatos são roubados da Tailândia e Laos e levados ilegalmente para o país. Além disso, é raro encontrar gatos andandos pelas ruas do Vietnã. Aqueles que querem criá-los não os deixam sair para a rua de jeito nenhum, pois sabem que eles podem não retornar.

O vietnamitas só começaram a comer gatos no último século, já que uma série de guerras fez a população morrer de fome.

Na China, cerca de quatro milhões de gatos são abatidos anualmente para consumo, e também existem relatos de roubos no país. Já na Austrália, a população também costuma se alimentar da carne de gato, pois eles são considerados uma ameaça para a flora e fauna do país.

7) Cavalos

animais de estimação-4

Os cavalos estão entre os animais de estimação mais queridos do mundo, mas sua carne também é consumida em alguns locais. No Canadá, o consumo de carne de cavalo é muito comum, mas a maior parte da produção é exportada para outros países. E na Holanda, é um ingrediente importante no preparo de alguns sanduíches.

No México, muitos cavalos também são abatidos por ano, mas igual ao Canadá, a maior parte da produção é exportada para países como Egito, Hong Kong, Cazaquistão, Rússia, Vietnã e Japão. No país do sol nascente, a carne do animal é utilizada para uma iguaria chamada basashi, que é um sashimi com a carne crua do animal.

6) Lagartos

animais de estimação-5

Lagartos e outros répteis também costumam ser animais de estimação, mas em menor quantidade. Mas em alguns lugares da Ásia e da América do Sul, eles também são alimento. Lagartos fritos, por exemplo, são uma iguaria na Indonésia. A carne desses animais também é popular na China, onde a população acredita que ela pode diminuir tumores. Quem já comeu afirma que o gosto lembra uma mistura de frango com peixe.

Veja também:   Megalodon: os tubarões gigantes da pré-história ainda existem?

Iguanas também costumam ser alimento para quem mora em El Salvador, México e Porto Rico. No caso do último país, eles foram levados até lá para serem animais de estimação, mas logo se tornaram um problema, pois começaram a tomar as ruas e florestas do país.

Acredita-se que existam mais iguanas em Porto Rico do que seres humanos, por conta de sua rápida taxa de reprodução. Então, se tornaram alimento no país para o controle de sua população.

5) Cobras

animais de estimação-6

Os chineses comem sopa de cobra desde antes de Cristo. Ela era algo exclusivo de ricos até o século XVIII, quando se tornou comum entre toda a população. Eles acreditam que ela cura artrite e melhora a aparência da pele e da circulação sanguínea.

A sopa de cobra também é muito comum em Hong Kong. Ela costuma ter cinco tipos diferentes de cobras e é misturada com a carne de porco e frango. Ela também é consumida frita. Quem já comeu diz que lembra o gosto de frango, mas que é um pouco mais dura de se mastigar.

4) Camundongos

animais de estimação-7

Camundongos assados são um alimento muito comum no Zimbábue e Malaui. No primeiro país, eles costumam ser capturados por meio de armadilhas em capos abertos. Muitos deles são vendidos e consumidos na África do Sul, com quem divide suas fronteiras.

No Malaui, eles também são capturados em campos abertos, mas sem o uso de armadilhas e são mortos com o uso de varas ou pequenos incêndios em suas tocas. Eles costumam ser comidos nesses locais por inteiro, incluindo até mesmo seus ossos.

3) Ratos

animais de estimação-8

Ratos são considerados uma iguaria entre os membros da tribo Adi, na Índia, independente se são ratos de casa ou da floresta. Eles até chegam a promover um festival repleto de pratos feitos com ratos.

Veja também:   Kuru: saiba o que é a misteriosa doença dos canibais

Eles também costumam ser alimento para a casta Dalit, que também vive na Índia. Os Dalit estão entre as castas mais pobres do país e chegam ser chamados de “comedores de rato”, pois chegam a trabalhar em fazendas de famílias mais ricas em troca de ratos para comer.

Ratos também costumam ser alimento no Camboja, Laos, Myanmar, Filipinas, Indonésia, Tailândia, Gana, China, Vietnã, Nigéria e Camarões.

2) Tartarugas

animais de estimação-9

Pode não parecer, mas sopa de tartaruga era muito comum nos Estados Unidos no século XIX e chegou a ser servida no banquete de inauguração de Abraham Lincoln na presidência do país. O também presidente Howard Taft gostava tanto do prato que escolheu o chef da Casa Branca baseado na sua habilidade de cozinhar a sopa.

Só que ela era difícil e cara de ser feita, então foi criada a chamada sopa de tartaruga fingida, que utiliza a cabeça de bovinos como substituto. Mas as duas variantes do prato quase que desapareceram dos Estados Unidos por volta da década de 60.

Ela ainda é muito comida na China, onde os cidadãos acreditam que ela melhora a circulação sanguínea e o funcionamento dos rins, interrompe cólicas menstruais e prolonga a vida. E o engraçado nessa história é que a maior parte das tartarugas comidas na China vem dos Estados Unidos.

1) Coelhos

animais de estimação-10

Coelhos são animais de estimação pouco comuns por aqui, mas eles também são alimento em muitos cantos do mundo. Nos Estados Unidos, o consumo de sua carne aumentou durante a Segunda Guerra Mundial, mas acabou parando depois do conflito. Eles até foram reintroduzidos na alimentação dos americanos, mais isso já gerou diversas controvérsias.

Mas os coelhos são consumidos normalmente no Chipre, Itália, Malta, França e China, que inclusive, é a maior exportadora de carne de coelho do planeta.

A carnde de coelho também é muito comum na União Europeia, onde cerca de 326 milhões de animais são abatidos todos os anos.

Fonte: Listverse



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com