Há 10 anos, o iPhone era lançado pela Apple, o que revolucionou o mercado de smartphones desde então, por conta das inúmeras tecnologias inovadoras que foram lançadas pela gigante do eletrônicos. Muitas empresas rivais as copiaram para seus próprios produtores, e muitas delas se tornaram obrigatórias para os celulares atuais.
Confira abaixo 10 tecnologias inovadoras que foram lançadas pelo iPhone:
1) Várias telas sensíveis ao toque
Talvez a contribuição mais óbvia do iPhone tenha sido eliminar de vez o teclado físico.
Antes de 2007, os celulares tinham ou um teclado numérico ou o teclado no estilo QWERTY, como o Blackberry. A marca até apresentou um modelo com touchscreen, mas que necessitava de uma caneta stylus para funcionar, o que não ajudava muito na hora de digitar.
Já o iPhone apresentou uma tela LCD de 9 centímetros, com tecnologia multi toque. Se já não bastasse acabar com a stylus, tal tecnologia permitiu o surgimento de novas funções, como conseguir dar um zoom na tela, por exemplo.
E o mais importante, a tela acabou cobrindo todo o smartphone, o que se tornou a base de várias inovações do aparelho.
2) Google Maps
Parece estranho afirmar que o Google Maps foi uma inovação que se tornou popular por conta do iPhone. Mas Steve Jobs foi fundamental para trazer o serviço de mapas para os smartphones, após pedir para a Google fazer um aplicativo voltado para o aparelho da Apple.
Foi o primeiro smartphone a utilizar o aplicativo, e mesmo que o iPhone original não tivesse um GPS, isso logo mudou em versões posteriores, o que permitiu o Google adicionar a navegação de satélite, que agora é algo comum nos smartphones.
3) App Store
Com apenas uma tela para interagir, se tornou uma regra que o iPhone desenvolvesse ótimos softwares para os seus usuários.
Em 2008, para coincidir com o lançamento do iPhone 3G, a companhia divulgou o lançamento da App Store. Apesar de lojas semelhantes de terceiros já existirem antes dela, a versão da Apple foi o que revolucionou o atual mercado de aplicativos de celular.
A indústria de games para celular já fatura US$ 100 bilhões por ano, e muitas empresas já desenvolveram suas próprias lojas. Até mesmo gigantes multi nacionais, como Uber, Snapchat e Tinder, se tornaram o que são hoje por conta da revolução iniciada pelo iPhone.
4) Scanner de impressões digitais
Eis outra tecnologia popularizada pela Apple, já que a empresa foi a primeira a integrar um scanner de impressões digitais em seus aparelhos.
Mas com a introdução do Touch ID, no iPhone 5S, a companhia foi capaz de superar problemas como custo, tamanho, confiabilidade e segurança, que afetavam a implementação de tal tecnologia. A inovação também trouxe ótimas funcionalidades, como utilizá-la para destravar o aparelho ou fazer pagamentos.
Não é a toa que muitos rivais da Apple já estão copiando a tecnologia.
5) Gorilla Glass
Transformar a tela em uma parte tão importante e integral do smartphone trouxe um problema que muitas pessoas vivenciaram em algum momento: telas quebradas e/ou rachadas.
A Apple já previu esse problema logo de cara, e fez o possível para conseguir solucioná-lo. Uma companhia americana de vidro e de cerâmica já estava experimentando vidros mais resistentes para a área de eletrônicos desde 2005, mas quando a Apple se aproximou e requisitou um mais forte e fino para as telas do iPhone, o Gorilla Glass nasceu.
O vidro resistente a quedas e arranhões já se tornou uma parte importante de qualquer smartphone presente no mercado.
6) Internet móvel
Apesar da internet móvel já estar presente antes mesmo do lançamento do iPhone, a experiência era muito limitada e frustrante.
Os aparelhos da época possuíam browsers WAP, que apresentavam uma versão muito limitada da internet. Mas o Safari, do iPhone, fez o possível para trazer uma experiência completa, da forma que nós sempre conhecemos.
O iPhone original foi um ponto fora da curva, já que ele não possuía a tecnologia 3G, mas isso foi solucionado na versão posterior, e ele se tornou outra referência no mercado.
7) Assistentes virtuais
Com o advento da Alexa, da Amazon, a Cortana, da Microsoft e o Google Assistant, assistentes virtuais começaram a se tornar algo comum.
Mas quando a Apple comprou a empresa que desenvolveu a Siri, a SRI International, e se tornou proprietária da tecnologia, em 2011, o conceito se tornou revolucionário.
Inicialmente a Siri tinha suas limitações, já que tinha dificuldade de compreender certos sotaques e possuía pouca flexibilidade com os tipos de comandos que conseguia entender. E não demorou até que as rivais da Apple copiassem a tecnologia e tentassem aperfeiçoá-la.
Mas a Apple conseguiu melhorar bastante a funcionalidade, e empresas, como a Google e a Amazon, já copiaram a ideia da empresa fundada por Steve Jobs, e estão tentando produzir assistentes mais avançados que a Siri.
8) Tudo em um
O iPhone simplesmente colocou um computador portátil no bolso de todo mundo, e nos deu a liberdade de fazer o que bem entender com ele.
Antes do lançamento do iPhone, o mercado dos celulares era muito segmentado. Particularmente, os smartphones eram vistos como aparelhos designados para negócios, como verificar e-mail, calendário e agenda. Já outros modelos eram voltados para entretenimento e diversão, e possuíam câmeras e reprodutores de música.
Já a Apple optou por lançar um smartphone no qual era possível mudar o papel do aparelho. O iPhone já vinha com uma câmera e o reprodutor musical iTunes, mas também possuía um calendário e aplicações de e-mail, que até hoje permitem que seus usuários consigam executar suas tarefas rotineiras.
9) Acelerômetro
Outra grande inovação da Apple foi ter incluído um acelerômetro dentro do iPhone, o que permitia que o aparelho percebesse quando ele era virado e assim girasse automaticamente sua tela.
Desde então, o sensor se tornou algo obrigatório em smartphones. E atualmente, diversas inovações podem ser utilizadas com a tecnologia. Agora existem vários aplicativos criados para tirar vantagem do acelerômetro, como jogos de corrida que transformam o celular em um volante, por exemplo.
10) Sem entrada de fones de ouvido
Talvez a inovação mais controversa e criticada já feita pela Apple foi o fato de ela ter tirado a entrada para fones de ouvido do iPhone 7.
A empresa disse que tomou tal decisão para se livrar de uma tecnologia que já possui quase um século de existência, em favor de aparelhos que utilizassem cada vez mais tecnologias sem fio. Muitos afirmam que foi uma escolha cínica da Apple, para forçar seus consumidores a comprar os seus novos (e caros) fones de ouvido, ou pagar por um adaptador que também pesava no bolso de seus usuários.
De qualquer forma, isso não foi o suficiente para impedir que as rivais da Apple começassem a investir nessa tecnologia, apesar de toda a controvérsia que a cercou.