A gravidez é sempre vista como uma benção e motivo de alegria. Entretanto, neste período podem ocorrer fatos estranhos e um tanto perturbadores que são pouco comentados e ou divulgados.
Se você é uma mulher que ainda não engravidou ou um homem que quer entender melhor, você precisa saber dessas estranhas transformações que ocorrem durante a gestação:
1 – Um ano de Gestação
É de conhecimento geral que a gestação dura 9 meses, sendo comum o bebê adiantar o dia do nascimento. Entretanto, o que poucos sabem, é que é possível e natural uma mãe ficar grávida por até um ano. A gravidez mais longa que se tem notícia durou 375 dias e o bebê pesava cerca de 3 quilos, o que é normal.
2 – Papai grávido
Não é raro o pai sentir alguns sintomas da gravidez, como aumento de peso, tonturas, enjoos e até contrações no abdômen. O fato é chamado de Síndrome de Couvade, que está relacionado a palavra chocar.
3 – Ruptura vaginal
Apesar de 9 entre cada 10 mulheres terem algum tipo de rompimento na vagina durante o nascimento do bebê, o fato é pouco divulgado.
A ruptura pode ocorrer em vários níveis, os mais brandos requerem apenas um cuidado extra, entretanto os mais graves precisam de pontos. Nas circunstâncias mais extremas, o rasgo ultrapassa os músculos do ânus.
4 – Defecando durante o parto
Durante o parto, os músculos que trabalham para expulsar o bebê são os mesmos utilizados na evacuação. Além disso, o bebê chega a empurrar o reto durante a sua saída. Então, é comum que no trabalho de parto a mulher faça cocô.
5 – Bebezinhos eretos
Pode ser perturbador saber disso para muitas mamães, mas o feto tem ereções ainda dentro da barriga. Situações parecidas podem acontecer em ambos os sexos, mas apenas os meninos conseguem ser pegos no ato.
6 – Contrações além do parto
Após dar a luz ao bebê, é comum as contrações não cessarem. A fim de cortar a perda de sangue em excesso o corpo provoca cãibras musculares.
7 – Pés maiores
Com o desenvolvimento da gestação, os pés da gestante tendem a inchar, fazendo aumentar a numeração dos calçados. Se os pés crescerem muito, pode ser que não voltem ao tamanho normal. O fato ocorre, pois o corpo libera a tensão dos ligamentos para ajudar no parto.
8 – Não é preciso comer por dois
Quando a mulher está grávida, é comum ouvir alguém dizer ela deve se alimentar por duas pessoas, afinal ela carrega outro ser dentro de si. Entretanto, a ingestão de alimentos deve aumentar apenas 300 calorias diariamente, o que equivale a um iogurte ou uma fatia de pão.
9 – Pele oleosa
É comum as grávidas apresentarem a pele mais brilhante. O fato ocorre porque a quantidade de sangue no corpo dobra e os hormônios intensificam as glândulas de óleo. Como consequência, espinhas também podem aparecer.
10 – Ganhos sensoriais
Durante a gestação, a mulher experimenta ganhos nas percepções olfativa e no paladar. Acredita-se que tal melhora seja para manter longe do corpo da mulher toxinas prejudiciais ao feto, mas que muitas vezes são indiferentes para o corpo adulto.