A Torre Eiffel foi inaugurada em 31 de março de 1889 em comemoração ao primeiro centenário da Revolução Francesa e como atração da Exposição Internacional.
A estrutura de aço forjado, que é símbolo de Paris, foi projetada por Gustave Eiffel e Fréderic August Bartholdi.
Na época em que foi inaugurada, a Torre Eiffel passou a ser a maior construção humana do mundo, com 324 metros de altura e pesando mais de 10 mil toneladas.
O título de construção mais alta do mundo só foi perdido 41 anos depois com a inauguração do arranha-céu Chrysler Building, em Nova York.
Atualmente, Dama de Ferro, como também é chamada a Torre Eiffel, figura como a 5ª construção mais alta da França.
Confira 10 curiosidades da Torre Eiffel, esse monumento que encanta turistas do mundo todo:
1 – A Construção Não Agradou
Assim que foi construída, a Torre Eiffel gerou ódio e discórdia entre os parisienses.
De acordo com eles, a estrutura não passava de um monte de ferro que não combinava com a cidade. Além de atrapalhar a vista.
Inúmeras cartas foram endereçadas aos jornais da época e houve alguns protestos contra o monumento.
2 – Construção Temporária
O acordo era que a Torre Eiffel seria desmontada vinte anos após sua construção. Por isso, a estrutura seria demolida em 1909.
No entanto, a construção foi salva pois, foi reaproveitada para a colocação de uma antena de rádio gigante.
3 – Apartamento VIP
No topo da Torre Eiffel há um apartamento secreto. Isso mesmo, esse era o “canto secreto” de Gustave Eiffel.
Foram poucos que tiveram acesso ao local e algumas personalidades famosas chegaram até a cogitar o pagamento de grandes quantias para alugar o espaço.
Entretanto, atualmente o apartamento encontra-se aberto às visitações do público.
4 – Centenas de Degraus
É possível subir por uma escada até o topo da Torre Eiffel, mas é preciso encarar nada menos do que 1.665 degraus. Por isso, a maior parte dos turistas preferem usar o elevador.
5 – Muita Tinta
Para pintar a Torre Eiffel foi necessária uma quantidade exorbitante de tinta. O total exato é de 60 toneladas de tinta, e a pintura do monumento é renovada a casa sete anos.
A torre é pintada em três tonalidades, sendo que na base,é usada uma tinta mais escura e na parte superior uma mais brilhante.
6 – Aumenta de Tamanho no Verão
Os ferros da torre, com o calor do verão, sofrem dilatação. o que faz com que eles aumentem de tamanho aproximadamente 15 cm.
A Física chama ao aumento das dimensões de um corpo a partir do aquecimento de dilatação térmica.
7 – Balança Mas Não Cai
Com os ventos fortes, a estrutura de ferro oscila de seis a sete centímetros. Apesar disso, a torre é considerada segura e não há razão para os visitantes se preocupar, já que a inclinação maior é no topo.
8 – Muita Viagens
A soma das distâncias percorridas pelos elevadores da torre, da base ao topo da estrutura, em um ano, é de aproximadamente 103 mil quilômetros. Essa distância equivalente a mais de duas viagens e meia em volta do nosso planeta.
A torre possui uma média de 7 milhões de visitantes por ano, sendo que desses, 75% são estrangeiros.
9 – Proibido Fotografar
Fotografar a Torre Eiffel à noite, quando ela está iluminada é considerado ilegal, caso a imagem venha a ser utilizada para fins comerciais.
Isso porque, o conjunto de 20 mil lâmpadas que compõe o espetáculo de luzes na estrutura, é considerada uma obra de arte com direitos autorais.
Por isso, ao fazer fotos da torre com essa finalidade, é preciso entrar em contato com a Société Nouvelle d’Exploitation de la Tour Eiffel (SNTE) e pagar uma taxa para a permissão.
10 – Jornal da Torre
Desde a sua fundação em 1889, funciona no segundo andar da torre, uma oficial de impressão de um jornal que é impresso até os dias de hoje, o Le Figaro.