10 decisões que a Alemanha deveria ter tomado para vencer a Segunda Guerra Mundial

0

Quando a Segunda Guerra Mundial teve início, a Alemanha Nazista teve uma inimaginável vantagem no início do conflito. Os alemães se prepararam por algum tempo enquanto que as forças aliadas não tinham muita ideia do que fazer.

Só que diversas decisões do exército alemão, que foram tomadas pelo ditador Adolf Hilter, acabaram com essa vantagem que os nazistas conseguiram, e causaram a derrota alemã na Segunda Guerra Mundial.

Confira abaixo 10 decisões que a Alemanha Nazista deveria ter tomado para vencer a Segunda Guerra Mundial

10) A Alemanha deveria ter invadido o Reino Unido ao invés da União Soviética

guerra1

A invasão da União Soviética, em 1941, provou ser o grande erro da campanha militar de Adolf Hitler. Ele enviou 4,5 milhões de soldados para invadir o país com o qual havia assinado um pacto de não agressão. Essa foi uma falha fatal por que o Reino Unido, principal inimigo da Alemanha Nazista, estava muito enfraquecido naquele momento.

Quando a Alemanha invadiu a União Soviética, o Exército Britânico não tinha em mãos artilharia pesada e transporte motor. Eles também estavam perdidos com relação a conceitos operacionais e experiência para resistir a uma invasão alemã.

Hitler cometeu o erro de não invadir o local. Ao invés disso, optou por atacar a União Soviética, uma decisão que aliviou a pressão dos britânicos. Isso permitiu que o país remobilizasse suas tropas e forças para continuar no conflito.

A invasão da União Soviética foi um verdadeiro desastre, pois o exército alemão não estava preparado para uma guerra no rigoroso inverno local. As forças alemãs jamais se recuperaram dessa derrota que sofreram nas mãos dos soviéticos.

  As 10 mulheres que já estiveram na lista dos mais procurados pelo FBI

9) A Alemanha não deveria ter declarado guerra contra os EUA

guerra2

Outro grande erro da Alemanha Nazista foi ter declarado guerra contra os EUA. Se os alemães tivessem pensado um pouco mais, existiria uma grande chance dos EUA não ter declarado guerra contra a Alemanha.

Mesmo que os Estados Unidos tivessem feito a declaração, ela teria aparecido muito mais tarde e os alemães teriam tempo adequado para poder confrontar o novo inimigo. Muitos historiadores concordam que mesmo se tratando de um conflito não oficial, os americanos não teriam se deslocado até a Europa se a Alemanha não tivesse declarado guerra contra o país.

Pela mesma razão, a invasão aliada do norte da África (que estava sob domínio do eixo) também teria acontecido com participação mínima dos americanos.

8) O Holocausto não deveria ter existido

guerra3

O Holocausto foi o genocídio de mais de seis milhões de judeus, que foram executados pelo regime nazista. E foi outro erro dos alemães na Segunda Guerra Mundial.

Ter matado milhões de judeus inocentes, incluindo mulheres e crianças, fez Adolf Hitler se transformar em um cruel ditador com instintos animalísticos. Foi um ponto crucial para que tantos exércitos se mobilizassem contra a Alemanha.

Além disso, Hitler gastou muito de seu pessoal e fontes de matéria prima para executar tantas pessoas inocentes. Se ele não tivesse cometido tamanhas atrocidades, seria mais complicado para que as forças aliadas se mobilizassem contra a Alemanha Nazista.

7) A Alemanha deveria ter coordenado a invasão da União Soviética com o Japão

guerra4

Já dissemos que ter invadido a União Soviética foi um erro grave da Alemanha Nazista. Mas a história teria sido diferente se eles tivessem coordenado essa invasão com a ajuda do Japão.

  Coreia do Norte promete acelerar programa de armas após sanções

Uma razão que explica a vitória dos soviéticos é que eles se reforçaram com a ajuda de tropas que se deslocaram da Sibéria,  que estavam bem armadas e treinadas.

Se tivesse coordenado essa invasão com a ajuda do Japão, esse seria o cenário provável: enquanto que os alemães avançavam pelo oeste, os japoneses atacavam pelo leste.

O Japão poderia ter acabado com as forças soviéticas do leste, já que a maior parte dela se deslocou para o oeste. Se a invasão tivesse sido coordenada, a vida da União Soviética ficaria bem complicada.

6) Hitler não deveria ter interferido em estratégias de batalha

guerra5

A interferência de Hilter nas estratégias de combate causou mais danos do que as próprias forças aliadas. Ele dava ordens para seus generais do front do leste e assumiu as operações de dia a dia do exército.

Para piorar, Hitler não considerava nenhum ponto de vista que fosse diferente do seu, e dava ordens baseadas apenas na sua percepção da realidade. De seu quartel general, o ditador coordenava os movimentos do exército no leste utilizando informações que já estavam ultrapassadas quando chegavam até ele.

Por exemplo, a decisão de Hitler de que as tropas alemãs deveriam resistir em Moscou foi contrária a opinião de seus conselheiros militares. Isso resultou na morte de milhões de soldados alemães.

O fato de Hitler não dar ouvidos a opinião alheia também resultou na Invasão da Normandia, o famoso Dia D, que foi fundamental para a vitória dos aliados na Segunda Guerra Mundial.

  10 museus que te deixarão extremamente assustado

5) Hitler não deveria ter ordenado o bombardeio de cidades britânicas

Fonte: BBC
Fonte: BBC

O bombardeio alemão no Reino Unido, inicialmente restrito a alvos militares e industriais, tinha como objetivo diminuir a capacidade de defesa dos britânicos. De fato, foi uma estratégia que funcionou, especialmente por ter destruído bases aéreas do Reino Unido.

Quando a Força Aérea Britânica lançou um ataque retaliatório em Berlim, Hitler ficou irritado e ignorou o todo o progesso que sua força aérea havia feito até então.

Hitler deu a ordem para bombadear as cidades do Reino Unido, especialmente Londres, ao invés de atacar novamente as bases aéreas. Isso deu tempo para a Força Aérea Britânica reconstruí-las e retornar para o combate com força total.

4) Hitler deveria ter perseguido as forças britânicas em Dunquerque

guerra7

Em maio de 1940, as Unidades de Infantaria do exército alemão e diversos tanques perseguiram 350 mil soldados britânicos em Dunquerque. Os tanques Panzer já estavam cercando as forças britânicas, enquanto que aviões bombardeavam seus inimigos.

De repente, Hitler deu a ordem para parar. Ao invés de deixar os Panzers terminarem o serviço, ele queria que as unidades de infantaria fizessem isso.

Os britânicos se aproveitaram desse erro de Hitler e conseguiram enviar navios para evacuar as tropas, e por conta disso, apenas 40 mil soldados britânicos foram capturados pelos alemães.

Se os tanques Panzer tivessem continuado, os alemães teriam capturado muito mais soldados britânicos, o que teria enfraquecido e até mesmo causado uma possível rendição do Reino Unido no conflito, como fez a França.

3) A Alemanha não deveria ter invadido a Grécia

guerra8

Hitler acreditava que invadiria Moscou antes do inverno, após ordenar a invasão da União Soviética em maio de 1941. E historidores acreditam que Hitler poderia ter tido sucesso nessa empreitada se não tivesse invadido a Grécia.

  5 motivos para não comer um Big Mac

Após a derrota humilhante da Itália na Grécia, Hitler decidiu ajudar os italianos. Historiadores dizem que essa estratégia adiou a invasão da URSS em até seis semanas.

Se Hitler não tivesse tomado essa decisão, a invasão teria acontecido muito mais cedo e a tomada de Moscou poderia ter realmente acontecido antes do inverno

2) A Alemanha não deveria ter lutado em dois fronts

guerra9

O fato de que os alemães mobilizaram suas tropas em dois fronts foi outro ponto crucial para sua derrota. Eles lutavam conta o Reino Unido e EUA, além de outros países, no oeste, enquanto que batalhavam contra a União Soviética no leste. Foi uma decisão fatal.

Como dito anteriormente, a invasão da União Soviética foi um desastre, e transformou a batalha de um front em duas. A guerra do leste absorveu quase três quartos do exército alemão e resultou na perda de dois terços de suas tropas.

Muitos historiadores afirmam que o grande erro de Hitler foi ter invadido a União Soviética antes da rendição dos britânicos. Se ele tivesse invadido o país e aguardado pacientemente para mover a guerra para o leste, ele teria mantido suas tropas em um único front.

Com uma possível derrota dos britânicos, seria impossível para os EUA estabelecer bases operacionais na Europa. Mesmo se os americanos tivessem encontrado uma forma de contornar o problema, teria dado tempo o suficiente para a Alemanha descobrir uma maneira de derrotar os Estados Unidos.

  Ocultistas: os 10 mais intrigantes da história

O fato de Hilter ter movido seus recursos militares para o leste deu aos britânicos tempo para se recuperarem e para os EUA se firmarem no front ocidental. Se Hilter fosse mais cauteloso e paciente e tivesse restringido o conflito em apenas um front, a Alemanha poderia ter vencido a Segunda Guerra Mundial.

Por fim, muitos historiadores também dizem que se Hitler não tivesse quebrado o pacto de não agressão, os soviéticos, que tinham Stalin como ditador, poderiam ter se tornado parte do Eixo.

1) A Alemanha deveria ter sido mais paciente antes do início da Segunda Guerra Mundial

guerra10

Um ponto que poucos se lembram, mas que também foi fundamental para a derrota dos alemães, é que eles começaram uma campanha militar global antes que estivessem preparados para isso. Ou seja, a Alemanha estava mal preparada para um conflito com as proporções da Segunda Guerra Mundial.

Enquanto que os EUA tinham porta aviões e imensos navios, por exemplo, os alemães tinham os chamados Barcos U, uma mistura de barco com submarino que era um pouco ultrapassada. Por conta do Tratado de Versalhes, assinado após a Primeira Guerra Mundial, a Alemanhã estava proibida de ter uma grande força militar. A Marinha e a Aeronáutica do país só foram formadas em 1935, por exemplo.

Ainda assim, os alemães conseguiram iniciar o conflito de proporções globais. Mas Hitler teve apenas quatro anos para se preparar. Se tivesse esperado, pelo menos, uma década, a Alemanha teria tempo para desenvolver sua força militar e poderia se preparadar adequadamente para a Segunda Guerra Mundial.

Fonte: Listverse

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com