10 efeitos borboleta que mudaram o curso da história do planeta

0

O filme Efeito Borboleta é um exemplo ficcional que mostra como uma decisão pequena, e às vezes, insignificante, pode mudar o curso da história de maneira drástica. E existem diversos momentos da história da humanidade que poderiam ter tomado um rumo distinto, se não fossem essas minúsculas interferências dos chamados efeitos borboleta.

Confira abaixo 10 efeitos borboleta que mudaram o curso da história do planeta:

10) Elian Gonzalez causou a Guerra do Iraque

efeitoborboleta1

Quando estava prestes a ser morto por enforcamento, certamente o ditador iraquiano Saddam Hussein jamais imaginou que os eventos que culminaram em sua execução tiveram início com um menino cubano, que pegou um barco rumo aos Estados Unidos. Indiretamente, Elian Gonzalez causou a Guerra do Iraque.

Sim, não foi Elian que disse a George W. Bush que o Iraque possuía armas de destruição em massa, mas ele foi o responsável por sua vitória na eleição presidencial. Bush se tornou presidente em uma das eleições mais apertadas da história. Ele venceu no estado da Flórida por apenas 537 votos, o que resultou em sua eleição como presidente.

E ele só conseguiu esses votos por causa de Elian Gonzales. A comunidade cubano-americana da Flórida ficou tão irada com a maneira que os democratas lidaram com a custódia do menino, que mais de 50 mil cubano-americanos decidiram votar no republicano Bush.

Se Elian não tivesse entrado no barco para os EUA, o democrata Al Gore teria vencido a eleição. A Guerra do Iraque certamente não teria acontecido, e o mundo estaria bem diferente hoje em dia.

9) Jeri Ryan fez Barack Obama virar presidente

efeitoborboleta2

Quando Barack Obama entrou pela primeira vez no Salão Oval como presidente dos EUA, ele provavelmente creditou isso à atriz Jeri Ryan, que interpretou a personagem Sete de Nove, na série Star Trek Voyager.

O caminho de Obama na presidência começou quando ele era senador, e ele precisou chegar a esse cargo primeiro, obviamente. Ele concorreu contra o marido de Jeri Ryan, o republicano Jack Ryan, em 2004. E a verdade é que Obama conseguiu vencer por conta do lado pervertido de Jack Ryan.

Durante a eleição, a papelada do divórcio entre Jeri e Jack vazou para a imprensa. Nela, constava toda a perversão de Jack. “Ele queria me levar a bizarros clubes sexuais, com jaulas, chicotes e outros aparatos pendurados no teto. Ele me pediu para fazer sexo com ele enquanto outro casal olhava. Eu recusei”, descreveu Jeri.

  9 transtornos mentais que podem gerar 'super-poderes'

Nem é preciso dizer que isso se tornou um escândalo, e Jack Ryan desistiu de concorrer ao cargo, o que facilitou a vitória de Obama. E a partir daí, ele trilhou seu caminho para se tornar presidente dos EUA.

8) Woodrow Wilson ignorou uma carta e causou a Guerra do Vietnã

efeitoborboleta3

Em 1919, o então presidente americano, Woodrow Wilson, estava em Versalhes para a Conferência da Paz de Paris, quando ele recebeu a carta de um jovem socialista, que pediu para encontrá-lo. A agenda de Wilson estava cheia, então ele ignorou o pedido. E isso causou a Guerra do Vietnã.

Esse jovem era ninguém mais, ninguém menos que Ho Chi Minh, que nessa época, ainda era aberto a novas ideias. A única coisa que queria era a independência do Vietnã. Ele se inspirou na declaração de independência dos EUA, e imaginava que o presidente americano iria simpatizar com a causa do seu país, que era uma colônia francesa na época.

Por conta disso, Ho Chi Minh perdeu sua fé nos EUA. Então, decidiu ir para a União Soviética, onde estudou o Marxismo, conheceu Trotsky e Stalin, e se tornou um comunista ferrenho.

Quando o Vietnã conseguiu a independência da França, Ho Chi Minh liderou o grupo comunista que dividiu o país em dois, o que causou a Guerra do Vietnã. Ela poderia não ter acontecido, se Wilson tivesse se encontrado com Minh naquele dia.

7) Uma briga de bar causou o Brexit

efeitoborboleta4

Quando o Reino Unido decidiu se separar de União Europeia, muitos se perguntaram como que isso ocorreu. E, por incrível que pareça, tudo começou em um bar chamado de Stranger’s Bar, que fica dentro do Palácio de Westminster.

Em 2012, o deputado Eric Joyce, do Partido Trabalhista, causou uma briga no local, após ficar bêbado. Ele foi preso, enquanto gritava “você não pode me tocar, eu sou um deputado” para a polícia. O partido, então, decidiu encontrar um substituto para Joyce.

  10 curiosidades sobre o Dia das Mães

Só que a bebedeira de Joyce causou uma série de eventos que culminaram com a saída do país da União Europeia. Primeiro, o partido foi acusado de deixar algum financiador generoso escolher o assento de Joyce. Com forma de manter a reputação do grupo, o líder, Ed Miliband, garantiu que qualquer pessoa que pagasse três libras para se juntar ao Partido Trabalhista poderia ocupar o cargo. Milhares de pessoas fizeram isso. E, posteriormente, escolheram um novo líder: Jeremy Corbyn.

Corbyn não teria conseguido tantos votos se não fosse essa regras das 3 libras, e muitos o culpam pelo Brexit (o nome dado a saída do Reino Unido da União Europeia). E Corbyn chegou até mesmo a se tornar persona non grata no Partido Trabalhista.

Agora não tem mais volta. O Reino Unido irá se separar da União Europeia, por causa de uma briga de bar.

6) O fonaudiólogo do Rei criou a Fox News

efeitoborboleta5

Lionel Logue ficou conhecido por conta do filme O Discurso do Rei. Ele foi o fonoaudiólogo que ajudou o Rei George VI a superar seu problema de gagueira. Só que além de ter ajudado um monarca, ele também foi responsável pela política americana moderna.

Antes de trabalhar com o Rei, Logue ajudou um jovem repórter, chamado Keith Murdoch, a superar seu problema de gagueira. Ele conseguiu, e Murdoch teve uma carreira de sucesso como jornalista e magnata dos jornais.

Quando Keith morreu, ele passou sua empresa para seu filho, Rupert Murdoch, que criou a News Corporation, e depois, a Fox News.

A Fox é mais que uma estação de notícias, ela mudou a maneira dos americanos pensarem. Um estudo afirmou que 80% dos espectadores da Fox News deixaram de ser democratas e viraram republicanos por conta do canal. Isso é chamado de “o jogador mais importante” das eleições americanas.

Com certeza, George W. Bush teria perdido a eleição de 2000 se não fosse a influência da Fox. Então, a culpa da Guerra do Iraque não é apenas de Elian Gonzalez, mas também de Lionel Logue.

5) Francisco Ferdinando foi assassinado por conta de um caminho errado

efeitoborboleta6

Todos sabem que o assassinato de Francisco Ferdinando desencadeou a Primeira Guerra Mundial. E um dos efeitos borboleta mais importantes da história foi culpa de seu motorista, que não checou o mapa antes de trabalhar.

  32 interessantes curiosidades sobre os gatos

O Duque já estava tendo um péssimo dia. Ele estava fazendo uma visita a  Sarajevo (atual capital da Bósnia), e parecia que todos queriam matá-lo, o que o deixou preocupado. Por exemplo, uma bomba explodiu perto dele, em uma tentativa de assassinato, e fez parte de sua equipe parar do hospital.

Nem é preciso dizer que esse era um sinal para que o Duque voltasse para casa, mas Ferdinando insistiu em visitar seus amigos feridos no hospital. Só que o seu motorista acabou errando o caminho, e parou em uma rua na qual se encontrava Gavrilo Princip, uma das pessoas que estavam tentando assassinar o Duque naquele dia.

Princip, ao avistar Ferdinando, não pensou duas vezes e correu em direção ao Duque. Ele conseguiu assassiná-lo com um tiro certeiro em sua jugular. Um disparo que ecoou para sempre na história do planeta.

4) Um porta-voz cometeu um erro e derrubou o Muro de Berlin

efeitoborboleta7

O Muro de Berlin caiu em 1989, e botou um fim a décadas de separação da Alemanha. E isso aconteceu graças a um homem chamado Gunter Schabowksi, que causou um dos efeitos borboleta mais importantes da história recente.

Schabowski era um dos porta-vozes do Partido Comunista, e em 9 de novembro de 1989, lhe foi entregue um pedaço de papel com uma mudança significativa. No caso, alemães orientais poderiam ter o direito de visitar o lado ocidental, desde que pedissem uma permissão e ela fosse aceita.

Acontece que a regra não estava escrita com muita clareza no papel. Schabowski leu o que estava escrito para a audiência, e deu a entender que qualquer pessoa com um passaporte poderia cruzar o Muro de Berlin como bem quisesse. Um repórter perguntou quando a nova regra teria efeito. Schabowski não encontrou a resposta, e apenas disse “imediatamente”.

Milhares de pessoas foram até as guaritas na divisa, tentando cruzar de um lado para o outro. Os guardas, que não sabiam o que fazer e estavam relutantes em utilizar sua força, deixaram todos passarem. O Muro de Berlin estava efetivamente terminado, e os dias de divisão entre Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental chegaram ao fim.

  10 acidentes sinistros ocorridos com astronautas

3) Uma barbearia ajudou Bill Clinton a ser eleito presidente dos EUA

efeitoborboleta8

Em 1962, um jovem chamado Ross Perot estava em uma barbearia, esperando sua vez para cortar o cabelo, enquanto lia uma edição da revista Reader’s Digest (conhecida no Brasil como Seleções), que acabou mudando sua vida. Ele trabalhava na IBM, e não estava muito feliz. E nessa hora, se lembrou de uma frase que viu na publicação, do poeta Henry David Thoreau: “a maioria dos homens vive uma existência de tranquilo desespero.”

Perot diz que a frase foi uma “epifania que mudou sua vida”. Ele saiu da IBM no dia seguinte, e fundou sua própria empresa, a EDS. Com a companhia, Perot se tornou bilionário, e em 1992, foi um dos candidatos à presidência dos EUA, fazendo isso de forma independente.

Ele concorreu contra Bill Clinton e George Bush (o pai de George W. Bush), e Perot chegou a conseguir 18,9% dos votos na eleição, sendo que a maior parte deles veio de pessoas que iriam votar em Bush. Perot fazia críticas constantes ao candidato republicano, e isso com certeza teve um impacto na eleição. É seguro afirmar que sem Perot, Clinton não teria vencido o pleito.

Se não fosse isso, as carreiras políticas de Al Gore e Hillary Clinton teriam sido interrompidas. Se o barbeiro não tivesse colocado aquela edição da revista em seu estabelecimento, a história política americana podia ter sido bem diferente.

2) O ato de piedade de um soldado britânico causou o Holocausto

efeitoborboleta9

Em 1918, Henry Tandey estava lutando pelo exército britânico na França, durante a Primeira Guerra Mundial. Lá, ele tomou a decisão de poupar a vida de um homem. E isso causou um dos efeitos borboleta mais significativos da história, pois 60 milhões de pessoas morreram por causa disso.

Tandey estava apontando sua arma para esse soldado alemão, que estava ferido e correndo para salvar sua vida. Ele não conseguiu puxar o gatilho. Tandey abaixou sua arma, o alemão agradeceu com a cabeça e foi embora.

20 anos depois, uma imagem de Tandey se tornou um pôster de propaganda, e acabou parando um local que ninguém jamais imaginaria: na Alemanha governada por Adolf Hitler.

  As 7 nebulosas mais fantásticas do universo

Quando o primeiro ministro britânico, Neville Chamberlain, visitou Hitler e viu a imagem, perguntou por que o líder nazista estava usando um pôster de propaganda britânica. Hitler apontou para Tandey e disse: “esse é o homem que quase atirou em mim.”

A história é tão incrível que muitos duvidam dela, mas ela já foi confirmada. Em uma carta, de 1937, um assistente de Hilter agradeceu o exercito britânico por enviar o pôster de Tandey. “O Fuhrer é, naturalmente, muito interessado nas coisas que conectam suas experiências de guerra”, escreveu o assistente.

1) O conselheiro que matou um cachorro e criou o terrorismo moderno

efeitoborboleta10

Em 1946, o conselheiro da cidade de Trinity, no estado do Texas, Charles Hazard, estava nervoso com o cachorro de seu vizinho, que vivia urinando em suas flores. Hazard pegou pedaços de vidro e os misturou com a comida do animal, o que acabou o matando. E isso mudou a história, em especial do mundo atual.

O cachorro era o bicho de estimação de Charlie Wilson, um garoto de 13 anos que jurou vingança. Hazard tentava a reeleição do conselho, então Wilson bateu nas casas das pessoas e disse o que o homem fez com seu cachorro. Ele chegou a tirar uma carteira de motorista e levar as pessoas para a votação. Foi o suficiente para derrotar Hazard.

Esse acontecimento inspirou Wilson a seguir carreira política. Ele se tornou membro da Câmara dos Representantes dos EUA (o equivalente a Câmara dos Deputados no Brasil), e quando a Guerra do Afeganistão de 1979 estourou, Wilson mudou a história por completo. Ele fez uma campanha para que os americanos ajudassem os afegãos e colocassem foguetes em suas mãos, o que mudou o panorama da guerra.

Por causa de Wilson, o grupo Mujahidin venceu a guerra, e a União Soviética perdeu o conflito, que foi uma das causas de sua queda. O Talibã e a Al Qaeda foram criados, e Osama Bin Laden lançou o maior ataque terrorista da história.

E foi assim que a era moderna do terrorismo começou. Tudo por que um conselheiro inescrupuloso matou o cachorro de um garoto.

Fonte: Listverse

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com