Quando pensamos em flores associamos com pétalas delicadas e meigas. Entretanto, nem toda flor é sinônimo de beleza. Algumas delas possuem características grotescas e nadas usuais. São flores exóticas e estranhas.
Confira as flores mais bizarras que você já viu:
1 – Polvo do deserto
A Welwitschia Mirabilis é popularmente conhecida como polvo do deserto devido às suas peculiares folhas que se assemelham aos tentáculos do animal.
Não é verdadeiramente uma flor, é uma planta gnetófifa, isto é, sem flores verdadeiras, porém com um sistema vascular semelhante ao das angiospérmicas.
A espécie só existe no Deserto do Namibe em Angola e são relíquia do período dos dinossauros. São muito resistentes, podendo viver entre 400 e 1500 anos.
2 – Planta Jarro
É uma das maiores plantas carnívoras, seus jarros chegam a ter 4 litros de volume. Além dos usuais insetos, a Nepenthes rajah é capaz de prender pequenos vertebrados e mamíferos, como ratos.
São comuns nas florestas úmidas da ilha de Bornéu, Ásia. Também são procuradas por colecionadores.
3 – Cara de Macaco
A Dracula simia é uma espécie rara de orquídea das florestas úmidas do Equador. A característica exótica da planta é o desenho formado nas suas pétalas, que se assemelha a uma imagem de um macaco travesso.
4 – Planta da ressurreição
A rosa de jericó (nome científico Selaginella lepidophylla) é conhecida pela sua incrível capacidade de sobreviver em condições extremas. Natural de regiões desérticas, ela se reproduz e cresce com poucos recursos.
Quando o ambiente fica realmente inóspito, ela se encolhe e as suas raízes se soltam, formando uma bola. Desse modo ela pode ser transportada para outros lugares pelo vento.
Em contato novamente com ambientes úmidos, ela volta a viver, por isso é conhecida como planta da ressurreição.
5 – Flor-monstro
A Rafflesia arnoldii, comum nas florestas tropicais asiáticas, é uma flor nada delicada, pelo contrário, exala um odor cadavérico e produz a maior flor individual do mundo. Ela pode atingir até um metro de diâmetro e pesar até 11 quilos.
A espécie não possui folhas nem caule e não realiza fotossíntese, sendo portanto um parasita que sobrevive absorvendo nutrientes da árvore Tetrastigma.
6 – Flor crânio de dragão
As Snapdragons são plantas pertencentes ao gênero Antirrhinum com belas flores, entretanto quando elas morrem, assemelham-se a um crânio de caveira. Por esse motivo, ela é conhecida como flor crânio de dragão.
7 – Hydnora Africana
Nativa do deserto da África do Sul, a Hydnora Africana é uma planta parasita que se desenvolve abaixo da terra.
Após períodos de chuvas, emerge a sua flor carnuda avermelhada e com odor putrefato para atrair os insetos polinizadores. Ela possui frutos subterrâneos procurados por animais, como ouriços, toupeiras, rinocerontes, tatus e pássaros.
8 – Flor-cadáver
O apelido é devido ao cheiro de carne apodrecida que a flor exala. O odor das Amorphophallus-titanum é atrativo para os insetos que fazem a polinização. A planta é originária da Indonésia e é considerada rara, existe cerca 170 no mundo.
É a maior inflorescência do mundo, podendo atingir 3 metros de altura. A planta floresce apenas 3 ou 4 vezes durante os seus 40 anos de vida.
9 – Planta Beisebol
A Euphorbia obesa recebe esse nome graças ao seu formato arredondado. É oriunda de climas quentes e áridos da África. Como é muito procurada para ornamentação de jardins, ela está em risco de extinção.
10 – Flor pedra
Presente na flora de alguns países africanos, a Lithops karasmontana se assemelha a uma pedra. A camuflagem ocorre quando ela não está florescida e permite a flor passar desapercebida, principalmente, para os seus predadores (animais de pastos).