As 10 maiores mentiras que os professores contam

1
página 1 de 2

Algumas lendas urbanas são tão persistentes que invadiram as salas de aula. Aqui estão 10 mentiras que nós ouvimos nos tempos de colégio.

1) A Grande Muralha da China pode ser vista do espaço sideral

muralha-da-china

Mentira: A única construção humana que os astronautas conseguem ver da Lua é a Grande Muralha da China.

Verdade: De acordo com a NASA, é muito difícil um astronauta ver a Grande Muralha da China mesmo orbitando próximo à Terra e os passageiros da missão Apollo 12 declaradamente não a viram – e nem qualquer construção humana. Até mesmo um chinês já confirmou que isso é tudo mito. Algumas construções até podem ser vistas do espaço, como As Pirâmides de Gizé, mas não a olho nu a partir da Lua. O boato a respeito da Grande Muralha provavelmente começou em 1938, mas foi desmentido na chegada à Lua em 19 de novembro de 1969.

2) Sangue azul

pele-mao-braco

Mentira: O sangue dentro das nossas veias é azul e só se torna vermelho em contato com o oxigênio.

Verdade: Nosso sangue é vermelho e ponto final. O sangue é vermelho graças às moléculas de ferro – heme. Em alguns casos, o sangue fica mais escuro, mas não azul. Pra tal, alguma disfunção no transporte de oxigênio pelo sangue deveria estar ocorrendo, o que é muito raro e insalubre. O desinformado que inventou – e aquele que repetiu – deve ter se baseado na coloração das nossas veias, essas sim são azuladas e podem dar a ilusão de transportarem sangue azul.

  Doenças que estavam adormecidas têm sido revividas pelo derretimento de geleiras

3) Usamos só 10% do cérebro

cerebro-cabeca-raio-x

Mentira: O ser humano tem acesso a cerca de 10% do potencial do cérebro, enquanto apenas os gênios superam esta marca e algumas partes não são acessadas por ninguém.

Verdade: Nós usamos praticamente 100% do cérebro o tempo todo e não há nenhuma região dormente ou desativada. De certa forma, cerca de 10% dos nossos neurônios estão transmitindo informações enquanto nos concentramos, o que não significa que os outros 90% não estão trabalhando. Até mesmo os neurônios que não estão sendo usados naquele momento ainda estão recebendo sinais. A propósito, o cérebro representa 3% do nosso peso e consome 20% das nossas energias – bastante coisa pra um aproveitamento de apenas 10%, não? A origem desta fábula aponta pra uma citação de William James a respeito de “usamos apenas uma pequena porção dos nossos recursos físicos e mentais” ou um insulto que Albert Einstein direcionou a um jornalista, alegando que ele só usava um décimo do seu cérebro. Não importante a origem da mentira ou o quão gostosa seja a Scarlett Johansson, se você usa apenas 10% do seu cérebro, é apenas por opção própria.

4) Cinco sentidos

cinco-sentidos

Mentira: O ser humano tem apenas cinco sentidos: paladar, visão, olfato, tato e audição.

Verdade: Aristóteles popularizou os cinco sentidos, mas a ciência pode subdividi-los ou até mesmo indicar alguns a mais. A visão pode ser dividida entre cores, brilho e profundidade, por exemplo. O equilíbrio também é um sentido interessante, pois não é derivado da visão e nem da audição, como já foi pensado antigamente. O mesmo vale pra dor, temperatura, fome e proporções. Os próprios cientistas ainda debatem todo esse assunto, então nós podemos simplesmente resumir como: temos mais do que cinco sentidos.

  8 Lugares abandonados fascinantes

5) Cabelo e unha crescem depois da morte

dedos-unhas

Mentira: Pelos e unhas continuam se desenvolvendo após a morte.

Verdade:
Preciso mesmo explicar essa mentira? Um corpo morto simplesmente não tem nenhuma função orgânica e ponto final. A desidratação encolhe e murcha a pele, o que pode fazer unhas, cabelo e barba parecerem mais compridos, mas quem ficou observando um defunto por tempo o suficiente pra ter essa ilusão precisa consultar um analista urgentemente.

Continue a ver as demais mentiras contadas por professores: clique em “Próxima página” para prosseguir

página 1 de 2



Discussão1 Comentário

  1. caro criador ou equipa de criadores do acredite ou não eu sou um grande fã e vejo o seu/vosso canal e gostaria muito de aprender mais sobre por exemplo as influencias da escola na nossa vida ou se a escola realmente nos ensina algo necessario para a vida. Gostei muito deste tema e desejo-lhe tudo de bom e um bom ano de successo.

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com