Se acreditarmos em algumas das mais recentes pesquisas científicas sobre o sono, então sabemos que os efeitos dos sonhos já devem ter confundido as criaturas da Terra há centenas ou milhares de anos. A humanidade tem um fascínio único e duradouro sobre o sonho.
No entanto, ainda há muito mais sobre esse assunto e suas bases que nós simplesmente não sabemos ou entendemos e aprendemos muito mais o tempo todo. Aqui estão os dez fatos que você pode não saber sobre sonhos:
1. Existe uma ciência dedicada ao estudo dos sonhos, conhecida como oneirology – ou oneirologia.
2. Interpretação de sonhos existe há muito tempo: a prática interpretativa já estava em andamento há milhares de anos.
3. Todo mundo tende a sonhar com as mesmas coisas: é como se todo mundo acha que sonha com coisas diferentes, mas o fato é que a maioria das pessoas sonha com as mesmas coisas.
4. E, sim, muitos sonham com sexo: esse tipo de fantasia e prazer é muito normal.
5. O sonhar pode ser um triste e assustador lugar: os psicólogos têm demonstrado que a maioria dos sonhos contém elementos temáticos semelhantes.
6. Nem todo mundo sonha em cores: a pesquisa mostrou que a maioria das pessoas, na verdade, sonham em preto e branco.
7. As pessoas que tentam largar um vício de fumar tendem a experimentar sonhos mais vívidos: pessoas que abandonaram o hábito de fumar experimentam sonhos mais palpáveis.
8. Seus neurônios motores deixam de ser estimulados durante o sono REM, deixando-o paralisado: esta é a condição em que seu corpo chega na fase de relaxamento completo – e acredita-se que muitos dos relatos de assombrações e abduções alienígenas sejam, na verdade, relatos desse tipo de experiência.
9. Várias outras espécies experimentam uma atividade cerebral complexa durante o sono: muitas coisas e atividades durante o sono estão associadas com o cérebro e muitos animais também experimentam isso.
10. Nossa compreensão dos sonhos ainda é muito limitada.