Continue a ver o artigo com as demais mentiras contadas por professores:
6) A invenção da lâmpada
Mentira: Thomas Edison inventou a lâmpada.
Verdade: Sim, Thomas Edison comercializou o primeiro modelo de lâmpada da história, mas ele teve muita ajuda. Mais notoriamente o químico inglês Humphry Davy, que descobriu o processo da eletrólise. O que Edison fez foi pegar o projeto da lâmpada e torná-lo prático e seguro pra famílias usarem dentro de casa sem o risco de um incêndio. A lâmpada simplesmente não foi ideia dele, o que Thomas Edison fez foi aperfeiçoá-la.
7) A Guerra dos Mundos
Mentira: Uma áudio novela chamada A Guerra dos Mundos foi tão bem narrada que gerou pânico por todo o Estados Unidos.
Verdade: A narrativa nem foi o programa mais ouvido naquele momento. Notícias a respeito de pessoas gritando pelas ruas e hospitais lotados foram provadas falsas e só uma meia dúzia de desocupados realmente ligou pra polícia. As duas hipóteses mais notáveis apontam que foi tudo obra do marketing pra popularizar o programa – e funcionou – ou que foi um ataque dos jornais contra os rádios, pra tirar o crédito da “nova” mídia e apontar os folhetins como a verdadeira fonte de informação.
8) Os quatro pontos da língua
Mentira: A língua é dividida em quatro regiões, uma pra cada sabor: salgado, doce, azedo e amargo.
Verdade: A língua tem milhares de pontos nervosos e até mesmo células individuais pra diferenciar os sabores, todos espalhados pela língua inteira. A propósito, existe um quinto sabor: o picante.
9) Nunca engula um chiclete
Mentira: O corpo não consegue digerir um chiclete, então ele ficará no seu estômago por sete anos!
Verdade: De fato, nosso organismo não absorve um monte de porcaria que a gente engole por aí, mas tudo isso passa direto pelo sistema digestivo e sai você sabe por onde – nem mesmo uma bola de gude fica presa dentro de nós pra sempre. O que pode acontecer é um maluco engolir tantos chicletes ao ponto de obstruir algum setor do sistema digestivo, então não abuse.
10) A descarga gira ao contrário na Austrália e no Japão
Mentira: A água da descarga gira no sentido anti-horário no hemisfério norte e horário no hemisfério sul, assim como os furacões por causa das forças de Coriolis.
Verdade: Apesar das forças de Coriolis terem efeito na água em alto mar, ela não vai afetar quantidades tão pequenas como uma privada. O que determina o sentido da descarga é a drenagem, independente de qual hemisfério a porcelana se localiza.
Fonte: http://www.grunge.com/26107/11-lies-teacher-told-school/