Todos os anos, quando o verão chega, as pessoas fazem o que podem para combater o calor. Alguns ligam o ar condicionado, os que podem vão para a piscina. Mas para outros o calor é mais do que apenas um incômodo e o verão não é um momento divertido. Em algumas partes do mundo lidar com o calor pode ser uma tarefa extremamente perigosa. E até mesmo onde existe uma infraestrutura moderna e com ar condicionado, as mortes por insolamento são uma preocupação maior do que muitas pessoas imaginam. Enquanto muitos pensam que sabem como lidar com o calor, há muitos equívocos sobre esse assunto, e muitas vezes os verdadeiros perigos do verão não são levados em conta.
10. Calor torna as pessoas violentas
Isto pode até parecer natural, afinal de contas, quando as pessoas estão com raiva nós falamos que elas estão de “cabeça quente”. Mas faz pouco tempo que esse assunto entrou no foco dos cientistas. Muitos estudos tem sido feitos, e alguns deles analisam os padrões climáticos de desde 10.000 aC. Recentemente, um grupo de cientistas de Princeton e UC Berkeley se uniram para uma análise de 60 estudos feitos ao longo dos anos. Enquanto eles ainda não estão certos de todos os porquês, de uma coisa eles tem certeza, após análise exaustiva, definitivamente existe uma ligação entre períodos de grande calor e a violência, guerras e conflitos. Eles encontraram regiões com evidências antigas o suficiente para convencê-los.
No entanto, isso ainda deixa algumas coisas no ar, e alguns especialistas acreditam que há mais de um fator em jogo. Embora existam muitas razões psicológicas e fisiológicas para acreditar que o calor pode realmente aumentar a nossa resposta a raiva, os cientistas advertem que pode haver outro motivo. O estudo não olha apenas para a violência entre os indivíduos, ele também leva em consideração os padrões climáticos e como eles afetaram os períodos de grandes guerras na história humana. Isto significa que fatores como mudanças climáticas levam as pessoas a migrarem para encontrar melhores terras, o que poderia ter causado várias guerras ao longo da história. Ou seja, mesmo que o calor possa tornar as pessoas mais violentas de uma forma geral, não significa necessariamente que somente os fatores ambientais sejam os únicos culpados.
9. Bebidas geladas pedem para o seu corpo se aquecer
Quando fica muito quente, todos pedem bebidas geladas. Os restaurantes de fast food começam a oferecer descontos em seus refrigerantes. E qualquer coisa que esteja gelada se torna a bebida mais desejada. Pelo menos, em certas partes do mundo. Nos Estados Unidos, por exemplo, as bebidas geladas são geralmente a regra para o verão, mas em alguns lugares como o Reino Unido ou a Índia, chá quente é bebido regularmente mesmo em dias escaldantes. Algumas pessoas têm questionado o porquê de querer beber qualquer coisa quente para se refrescar, mas acontece que os britânicos e os indianos podem estar certos no seu hábito.
Apesar de não ser nada intuitivo, beber algo quente faz você se refrescar e vice-versa. Isso acontece porque temos receptores na língua que decidem se algo é gelado ou quente e, em seguida, informam o seu cérebro. Se algo é realmente quente, eles vão ativar nossos mecanismos de resfriamento naturais. Em outras palavras, se você beber chá quente em um dia quente, seu corpo vai começar a suar e o calor vai passar. Um especialista que concordou em falar com NPR sobre o motivo dos alimentos picantes serem populares em países extremamente quentes, para ele isso acontece porque eles também podem ativar os receptores e gerarem o mesmo processo dos alimentos quentes.
8. A cidade australiana que é quente demais para abastecer o carro
Para muitas pessoas no mundo, o verão é um momento em que você pode ir para a piscina, ligar um pouco do ar condicionado, e talvez beber mais líquidos do que o normal. No entanto, para outras, o verão é um momento muito perigoso que pode levar a uma exposição de risco, com perigo de morte por causa do calor. Em uma parte da Austrália, as temperaturas podem atingir níveis extremamente elevados. A cidade de Oodnadatta é conhecida por ter a maior temperatura já registrada no país, 50,7°C. Isso aconteceu em 1960, mas a temperatura em Oodnadatta voltou a aumentar nos últimos anos. Há apenas alguns anos, eles alcançaram temperaturas tão altas quanto 40,2°C.
O calor era tão alto que se tornou impossível para qualquer um abastecer o carro. A cidade teve que parar de vender gasolina até que o calor diminuísse um pouco. Tudo isso não só porque estava impossível de tocar as bombas ou qualquer coisa que fosse de metal, mas também porque o combustível provavelmente iria evaporar antes de chegar ao tanque do carro. O problema apareceu nos noticiários quando algumas mulheres australianas que estavam de passagem tiveram que passar a noite por lá até que fosse possível abastecer o carro. E durante o dia de pior calor, elas ficaram dentro de um freezer junto com as carnes para se refrescarem.
7. Smokey- O urso, pode ter feito mais mal do que bem
Smokey -O urso é uma figura emblemática que ensinou a seguinte frase: “Só você pode impedir incêndios florestais”. Para muitas pessoas, Smokey é o mascote daqueles que se preocupam com as florestas e querem ter certeza de que os incêndios não destruam a sua beleza natural. A maioria das pessoas diria que Smokey tem feito um bom trabalho, no sentido de incentivar as pessoas a apagar o fogo e salvar a floresta. Mas ao longo dos anos, os críticos criaram um argumento convincente de que a atitude por trás do Smokey- O urso é um grande problema, e que na verdade, tem piorado as coisas.
O problema é que Smokey pode ter sido eficaz até demais em convencer as pessoas a evitar todos os tipos de incêndios, o que tornou tudo pior. Porque os relâmpagos e outras fontes naturais, muitas vezes são as causas de pequenos incêndios, que queimam grande parte do combustível que pode conter as grandes queimadas e que também protegem o crescimento fora de controle das florestas, protegendo de um dano ainda maior. Infelizmente, devido à campanha do Smokey, apagar incêndios deste tipo tornaram-se comuns, e muitas pessoas são resistentes à ideia de queimada controlada. Embora seja uma das únicas maneiras de ajudar a controlar os incêndios. Muitas pessoas ainda estão tão convencidas pela campanha publicitária que eles estão ignorando a ideia de qualquer queimada controlada perto de suas casas.
6. A Teoria do Aquecimento do Sistema Solar
Enquanto a maioria dos cientistas irão dizer que a Terra está passando por um aquecimento global, e que isso está acontecendo por causa dos gases presos em nossa atmosfera, algumas pessoas tem outras ideias. Elas afirmam que isso faz parte do ciclo natural do clima e outros gostam de afirmar que nada realmente sério está mudando ou acontecendo. Um cientista teve uma perspectiva completamente diferente sobre a situação. Habibullo Abdussamatov é um astrônomo encarregado da investigação em um observatório em São Petersburgo, Rússia, e acredita que ele sabe o que está realmente acontecendo. Ele afirma que não só é a Terra que está em aquecimento agora, mas que Marte também está passando por um ciclo mais quente, porque seus polos mostram sinais de derretimento nos últimos anos. O cientista russo está convencido de que os níveis de dióxido de carbono podem ter algum efeito, mas ele não acredita que isso é o suficiente para explicar essa mudança climática.
Os cientistas mais renomados discordam, eles dizem que a teoria dele não faz muito sentido, porque as mudanças climáticas de Marte já são conhecidas e acontecem principalmente por causa da oscilação dos planetas e qualquer semelhança entre elas e os ciclos de calor da Terra são uma coincidência. Também é importante notar que o Sol passa por um ciclo de aproximadamente onze anos, algo que tem sido observado por cientistas de forma consistente desde o início de 1800 quando começaram a segui-lo. O nosso amigo russo nega as reivindicações e diz que estamos em um período de irradiação solar, e que o Sol irá atingir uma temperatura mínima em 2040. Nesta época vamos ver a Terra esfriar muitos graus. Ao mesmo tempo que seria bom se os nossos problemas pudessem ser resolvidos simplesmente pela espera do Sol fazer o seu papel, a sua teoria parece ser mais do que uma hipótese otimista, porque ela ignora os piores fatos estabelecidos pela ciência.
5. As perigosas competições de sauna
Saunas estão presentes na história há muito tempo, de uma forma ou de outra, desde a Grécia Antiga. Nos tempos modernos, saunas são mais populares na Finlândia. Na verdade, alguns finlandeses consideram as saunas como uma parte quase sagrada da vida, e as levam muito a sério. Agora, enquanto muitas pessoas que gostam de saunas vão reivindicar benefícios para a saúde, a ciência é bastante cética sobre o assunto. Mas mesmo que não haja nenhuma evidência real de que saunas realmente tenham benefícios notáveis para a saúde e que o único ponto positivo comprovado é o relaxamento que elas trazem e ninguém vai abandona-las até que seja comprovado que elas façam algo realmente ruim. O único problema é que, nos últimos anos, o que antes era apenas um meio para relaxar, se tornou uma competição mundial.
A partir de 1999 alguns finlandeses que estavam em uma sauna decidiram fazer uma competição, e então foram formados os Campeonatos Mundiais de Sauna. A regra principal era que a temperatura iria começar a 110°C e seria uma competição de resistência. Quem aguentasse ficar mais tempo na sauna seria o vencedor. Durante anos, o campeonato aconteceu sem problemas, e um finlandês ainda conseguiu ficar na sauna por mais de dezesseis minutos. Infelizmente, em uma competição, o atual campeão e outro concorrente desmaiaram dentro da sauna. O campeão finlandês conseguiu sobreviver, mas o concorrente russo morreu pelas condições de calor extremo. Felizmente, desde então, todas as competições futuras foram canceladas. Mas mesmo sem competições as saunas continuam perigosas. Especialistas notaram que as mortes em saunas comerciais estão longe de ser algo inédito, especialmente quando as pessoas estão sozinhas ou bêbadas.
4. Exército dos EUA lidam com calor, erupções na pele e alucinações no Iraque
Para quem cumpre o seu dever no exército, a tarefa mais assustadora ou perigosa é lidar com os inimigos que tentam atirar, explodir ou apunhala-los o tempo todo. No entanto, para quem está no Iraque, lidar com seus inimigos é muitas vezes uma preocupação secundária, porque lidar com o calor local é quase insuportável. Enquanto se estiver na base não é tão ruim por causa do ar condicionado, mas muitas vezes eles precisam sair em patrulha, ou ir até o inimigo e isso significa se aventurar em temperaturas que chegam a 50°C. As tropas tem que correr vestindo uniformes pesados que não são pensados para o calor. Os relatos de soldados desmaiarem são muito comuns. E para piorar a situação, alguns soldados dizem que sofrem alucinações, um deles afirmou ter visto um Walmart depois de ver vários de seus companheiros terem desmaiado devido às altas temperaturas no deserto iraquiano.
E as consequências do calor podem ficar ainda mais estranhas. Devido as roupas pesadas e sem ventilação, a grande quantidade de suor acumulada no corpo provoca graves erupções na pele. Além do mais, muitos deles tiveram que pendurar suas roupas para secar sem lavar apropriadamente, ou seja, uma grande quantidade de sal do suor do dia anterior ficava ainda retida no tecido, o que só piora a situação. Alguns soldados também reclamam dos banheiros portáteis, porque o material retém tanto o calor que é quase insuportável permanecer lá dentro. E alguns ainda falaram que o calor quase fez derreter os pneus dos carros. No entanto, apesar do calor extremo eles tiveram que enfrentar, esse ainda não é o lugar mais quente na Terra.
3. O lugar mais quente na Terra
Em 1922 uma temperatura de 58ºC foi registrada na cidade de Al Aziziyah, Líbia. Este registro durou bastante até o novo milênio, mas há apenas alguns anos os métodos da gravação foram questionados por Chris Burt da Weather Underground. E para verificar se o seu questionamento estava correto, a Organização Meteorológica Mundial decidiu investigar o assunto e descobrir de uma vez por todas, qual é o lugar o mais quente na Terra. A investigação concluiu que a gravação anterior estava realmente errada, o que deu o título de lugar mais quente na Terra de volta para o Vale da Morte.
O lugar mais quente na Terra recebeu seu nome durante a corrida do ouro na Califórnia, quando um grupo de mineiros decidiram tentar cruzar o vale, a fim de chegar a um lugar onde poderiam encontrar grandes quantidades de ouro. A maioria dos mineiros que tentaram atravessar o deserto morreram por causa do calor extremo, e pela falta de alimentos, água ou abrigo. O Vale da Morte tem altas temperaturas registradas como 56°C, e até mesmo no nos dias mais frios, temperaturas de 43°C são razoavelmente esperadas e normais. E não é só isso. O que fazer para sobreviver quando a temperatura da superfície é ainda mais alta que a temperatura do ar? Em algumas partes do Vale da Morte, a temperatura de superfície chega a 93 °C, 30° a mais do que a temperatura do ar no momento do registro.
2. As pessoas que usam seus motores de carros para cozinhar alimentos
Além de nos manter aquecidos, o calor é fundamental para cozinhar os nossos alimentos e não sermos envenenados por ele. E durante toda a história a humanidade sempre se preocupou em encontrar fontes de combustíveis adequadas para aquecer os alimentos da maneira mais eficiente possível. Nos tempos atuais com a nossa dependência dos combustíveis fósseis, muitas pessoas estão tentando encontrar novas fontes de energia alternativa, ou encontrar novas maneiras de usar o que iria para o lixo. Embora possa parecer absurdo, algumas pessoas olharam para o seu carro, e perceberam que ele estava gerando uma grande quantidade de calor que estava sendo desperdiçada, e tiveram uma ideia.
Há um livro chamado “Manifold Destiny” com muitas receitas diferentes, todas elas dirão por quanto tempo você precisa dirigir e em qual velocidade para cozinhar corretamente a refeição no motor do carro. Alguns indivíduos curiosos tem experimentado a ideia e descobriram que ele realmente cozinha bem os alimentos, e o gosto ainda é bom.
Normalmente o alimento é embrulhado no papel alumínio e, em seguida, colocado na parte superior do motor, para absorver e distribuir o calor de forma adequada. Enquanto os idealizadores afirmam que é um método seguro, não podemos deixar de imaginar que seria um pouco desconfortável saber que estamos dirigindo com uma pilha de embalagens de papel alumínio em cima do motor. Independentemente da ideia ser estranha, ela certamente é uma forma eficiente de energia para cozinhar seus alimentos, se você tiver que dirigir uma grande distância.
1. Roupa preta não é necessariamente uma má escolha para o calor
A sabedoria comum vai dizer que a roupa preta é uma péssima ideia para o verão, e que você realmente deve usar cores brancas ou claras, se possível. A lógica é que, como o branco reflete o calor, e preta absorve o calor, ele vai absorver os raios solares direto para você e fazer com que você fique mais quente, enquanto peças brancas irão refleti-los. No entanto, por mais que isso pareça fazer sentido, os beduínos nômades que vivem no Oriente Médio sempre usam túnicas negras, mesmo nos dias mais quentes, e isso fez com que um grupo de cientistas ficasse perplexo e curioso para descobrir o porquê.
O estudo deles era baseado em ficar exposto ao calor, na parte mais quente do dia, por 30 minutos, em quatro tipos de roupas diferentes para testar a eficácia de cada uma para lidar com o calor. Eles vestiram túnicas semelhantes a dos beduínos em preto e branco, também testaram um uniforme do exército e então apenas um shorts. A conclusão do estudo foi que: apesar de existir a impressão de que a cor preta absorva mais calor, ele se dissipou antes que realmente atingisse a pele do indivíduo teste. Os pesquisadores concluíram que para os beduínos não há diferença de calor vestindo roupas pretas ou brancas. O que era mais importante era o desenho das túnicas, permitindo uma maior ventilação. Então, mesmo que o preto possa não ser melhor para o calor, o estudo mostrou que com o estilo certo de roupa, ele não é tão pior do que o branco.
Então, basicamente, Darth Vader ficaria muito bem passeando pelos desertos de Tatooine. E nós precisávamos ter certeza disso.
Fonte: Toptenz.net