A chamada Geração Z, também conhecida como centennials, é composta por jovens que nasceram no final dos anos 90 e início dos 2000. E você sabia que eles chegam a trocar mais de 200 mensagens com amigos por dia? E que muitos deles já receberam os famosos nudes e trocaram mensagens de “sexting”? Quem afirma isso é um estudo da McCann, realizado em 18 países e divulgado pelo G1.
Tamanha interação com colegas e amigos tem uma explicação: Os jovens da Geração Z não costumam fazer muita distinção entre a vida real e a digital. Um exemplo é que mesmo com a pouca idade que tem, aproximadamente 25% dos centennials já mandaram nudes e trocaram mensagens de “sexting”. Até mesmo as relações intímas ocorrem por viés digital.
Em alguns casos, estes jovens já desembarcam no mundo digital com um smartphone em mãos, e sequer chegam ter um computador. Ter um aparelho como este não é algo apenas do cotidiano, mas onipresente: “Para eles, já há inversão, em que o eu digital toma uma dimensão, um espaço e uma verdade, tão grande ou maior que o eu fora do mundo digital”, disse Débora Nitta, vice-presidente de planejamento da McCann.
Comparações com as gerações anteriores
Esta pesquisa foi, na realidade, realizada com 33 mil pessoas de 18 países, na faixa etária de 16 a 70 anos, com 1811 entrevistados brasileiros. O intuito era fazer uma comparação entre gerações. E as diferenças chegam a ser gritantes.
Com relação ao envio de mensagens, a Geração Z chega a enviar 206 mensagens por dia. Já a anterior, a Y – também conhecida como milennials – manda em torno de 73. E a comparação chega a ser injusta com as gerações mais antigas: 20 para pessoas com idade entre 35 e 50 anos e apenas 17 para quem se encontra na faixa dos 51 aos 70.
Snapchat ligeiro e emojis mais válidos que fotos
A pesquisa também determinou quais são as redes sociais preferidas da Geração Z. E o primeiro posto não ficou com o facebook, a maior do mundo, mas sim com o aplicativo de fotos Snapchat.
A explicação é que o Snapchat é uma espécie de camaleão, pois está mudando o tempo todo e acompanha o ritmo de vida mutante que muitos dessem jovens levam. Os centennials chegam ao ponto de enviar 40 mensagens por muito no aplicativo de fotos.
Por enfim, uma ironia do destino: Apesar de terem escolhido um aplicativo de fotos como favorito, a Geração Z dá preferência aos emojis, em detrimento da fotografia. O motivo, segundo Débora Nitta, é que eles representam um língua universal e uma busca por independência: “(É uma) linguagem própria, que não é a dos pais, dos professores, que não é a da TV: é uma linguagem que nasce e cabe no celular. Além do que é muito rápida e é a língua dos amigos”, explica.
Caso você queira entender mais sobre a pesquisa, clique aqui e veja a matéria do G1 a respeito dela.
Texto por Augusto Ikeda
Edição por Igor Miranda