5 benefícios do vinho para a saúde

0

Os benefícios do vinho para a saúde se devem principalmente por esta bebida ser rica em resveratrol, que é um poderoso antioxidante presente nas uvas.

Mas, se você não quer ter uma baita dor de cabeça, o consumo da bebida não deve passar de uma a duas taças por dia (aproximadamente 125 ml), juntamente com as refeições.

Para os que não consomem bebidas alcoólicas, o suco de uva também traz benefício semelhante à saúde, com a diferença de que o álcool aumenta a absorção dos nutrientes da uva.

Descubra 5 benefícios do vinho para a saúde:

1 – Ajuda na perda de peso

beneficios-vinho-perda-de-peso

O vinho é um grande aliado no emagrecimento saudável. Isso porque, ele possui a capacidade de ativar um gene no organismo que impede a formação de novar células de gordura, e também ajuda a eliminar a gordura já existente no organismo.

Contudo, para que a perda de peso aconteça, deve-se tomar uma taça de vinho por dia. A bebida deve ser acompanhada, de uma alimentação saudável e a diminuição de ingestão de gorduras é essencial.

2 – Aumenta a sensação de bem-estar

beneficios-vinho-auto-estima

Beber vinho, com moderação é claro, faz com que o cérebro libere endorfina para o organismo. A endorfina é um neuro-hormônio produzido pela glândula hipófise.

Esta substância é responsável pela sensação de bem-estar e relaxamento, o que é muito importante na correria do dia-a-dia. Isso pode diminuir a pressão arterial e ajudar no combate da hipertensão.

Além disso, o resveratrol também reduz o cansaço e dá mais vitalidade.

Veja também:   Discalculia: como é a vida de quem não entende matemática

3 – Auxilia na saúde cardiovascular

beneficios-vinho-saude-cardiovascular

Por ser rico em polifenóis, como o resveratrol, o vinho é um poderoso antioxidante que combate os radicais livres.

Essas substâncias ajudam no cuidado dos vasos sanguíneos e evita que coágulos se acumulem nas artérias, evitando o infarto e também o Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Além disso, o vinho é rico em vitamina E, que também é antioxidante e ajuda na limpeza do sangue.

Os componentes presentes no bebida evitam que as artérias endureçam, e aumenta o fluxo sanguíneo. Isso também faz com que o desejo sexual se potencialize, dando mais disposição e energia.

Dessa forma, uma taça diária de vinho basta para protege o sistema cardiovascular e melhora o funcionamento dos órgãos vitais, em geral.

4 – Potencializa o cérebro

beneficios-vinho-saude-mental

Pesquisas comprovam que o vinho melhora os processos cognitivos, e pode ser um aliado na prevenção de doenças degenerativas do sistema nervoso cerebral, como a demência e o Alzheimer.

O resveratrol presente na bebida pode eliminar os efeitos tóxicos da proteína peptídeo Aβ1-42, o que beneficia a saúde do cérebro.

5 – É bom para a visão

beneficios-vinho-saude-dos-olhos

Com a idade, as células oculares vão sofrendo degeneração, causando danos à visão.

De acordo com o Departamento de Oftalmologia da Universidade de Udine, o vinho é a única bebida capaz de retardar a degeneração ocular. Isso se deve ao poder antioxidante da bebida.

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com