5 boatos e mitos sobre celular devidamente desmentidos

0

O celular foi responsável por duas revoluções tecnológicas. Desde a primeira vez que entrou na vida das pessoas, os impactos e as facilidades oferecidas foram consideráveis.

A primeira revolução proporcionada pelo celular, entre as décadas de 1980 e 1990, foi a de permitir que a comunicação via telefone fosse feita de forma mais expansiva e móvel. Décadas depois, é impossível imaginar a sociedade sem o aparelho e essa funcionalidade.

A segunda revolução, mais recente, foi oferecida pela variação dos celulares: os smartphones. Os aparelhos passaram a ter conexão com a internet e configurações semelhantes às de computadores.

Com tanto impacto causado na rotina de milhões de pessoas, é comum que existam mitos sobre celular. Quem nunca ouviu falar que os aparelhos causam câncer? E as lendas relacionadas às baterias?

Veja, abaixo, cinco mitos sobre celular devidamente desmentidos:

1) Celular e câncer

mortes-celulares

Um dos mitos mais propagados nos últimos tempos. Mas saiba que é só um dos mitos sobre celular: o aparelho não causa câncer.

A origem desse boato tem algum fundamento: o celular emite radiação, em função de sua bateria. No entanto, a radiação emitida pelos aparelhos é não-ionizante e, até o momento, nenhum cientista conseguiu provar que ela causa alguma doença.

2) Bateria e tempo de carregamento

03-bateria-celular

Há quem diga que é melhor esperar a bateria se esgotar para, enfim, recarregar o celular. Crê-se que carregar o aparelho com frequência pode trazer danos.

No entanto, isso não passa de boato. Baterias de íon de lítio, presentes nos smartphones, não sofrem alterações quando os celulares são recarregados antes de sua carga esgotar.

Especialistas afirmam que a carga ideal para uma bateria do tipo é de 20% a 80% de sua capacidade. Ou seja: não é bom esperar esgotar completamente para recarregar o celular, nem fazer o procedimento para recuperar uma porcentagem menor que 20%.

3) Celular e cartão de crédito

Há quem diga que, em função de seu magnetismo, celulares podem apagar cartões de crédito. Muitas pessoas evitam guardar smartphones e cartões no mesmo bolso.

No entanto, trata-se de um mero boato. Doses mais intensas de magnetismo podem apagar cartões de crédito, além de HDs e outros aparatos do tipo. Só que o celular não produz um campo magnético forte o bastante para ter esse efeito.

4) Bateria e recarga em longo período

mulher-celular-cama

Há quem diga que deixar o aparelho carregando durante a noite inteira seja uma prática prejudicial para a sua bateria. Porém, trata-se de mais um dos mitos sobre celular.

Os smartphones são “smart”, ou seja, inteligentes. Os dispositivos são programados para evitar algumas situações que provoquem desgaste, como o carregamento por várias horas.

Dessa forma, celulares entendem quando a bateria chega a 100% e, a partir daí, param de receber carga. O fato de estar conectado à tomada não quer dizer que ele vai carregar além do limite ou se desgastar de forma desnecessária.

5) Câmera de celular e megapixels

celular-camera

É comum que lojas tentem chamar a atenção de clientes com relação aos celulares que estão vendendo por meio de suas câmeras. Uma das maiores demandas dos usuários de smartphones é ter uma boa câmera.

Os fabricantes, por sua vez, também reforçam os megapixels de suas câmeras sempre que um novo celular é lançado. Sinônimo de qualidade, correto?

Nem sempre. A quantidade de pixels oferecida pela câmera é só um dos atrativos. A lente, o sensor e o tempo de abertura são outros aspectos importantes – às vezes, mais influentes do que a capacidade máxima de megapixels.



DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com