5 coisas que você provavelmente não sabe sobre a tragédia de Pompéia

0

A erupção do Monte Vesúvio em 79 d.C. é um dos mais famosos desastres naturais da história europeia, matando milhares de pessoas e dizimando completamente vários instalações romanas, incluindo a cidade Pompéia.

5. A erupção do Vesúvio foi mais poderosa que uma bomba atômica

O poder da erupção do Vesúvio é quase impossível de se imaginar. Por volta das 13:00 horas, a montanha explodiu, liberando uma nuvem maciça de gás, cinzas e pedras no ar, o que deixou toda a cidade no escuro, por conta dos detritos que bloquearam o sol. Para parâmetros de comparação, a bomba que foi lançada sobre Hiroshima em agosto de 1945, foi tão poderosa, que ela deixou marcas em forma das pessoas no pavimento. A energia liberada pela bomba era equivalente a cerca de 15 quilotons de TNT, que destruiu significativamente a cidade dentro de segundos. Já a erupção do Vesúvio, no entanto, estima-se ter libertado 100 mil vezes mais energia térmica do que isso.

4. A erupção deixou moldes dos corpos pelas cidade

Após a erupção muitos corpos acabaram ficando como se fossem moldes, por conta das cinzas deixas pela erupção. E muitos destes moldes são realmente fascinantes, alguns deles mostram os momentos finais das vítimas antes da morte. Durante escavações iniciais em Pompéia, foram descobertos espaços vazios nas cinzas com restos humanos dentro. Estes moldes são tão realistas que até mesmo várias roupas e características faciais são identificáveis. Alguns, mais impressionantes, mostram um indivíduo em uma posição de oração e uma criança descansando no colo de sua mãe com um olhar de desolação.

Veja também:   Canhotos são mais talentosos do que destros? A ciência explica

3. Os cemitérios de Pompéia também serviram como deposito de lixo

Os cemitérios de Pompéia não eram apenas para sepultar os mortos. Os arqueólogos encontraram cemitérios por toda a cidade, repletos de detritos, incluindo ossos carbonizados de animais, cerâmicas quebradas e ferramentas descartadas. A pesquisa feita pela Universidade de Cincinnati, revelou que os cidadãos de Pompéia tinham regras muito relaxadas quanto a coleta de lixo. Parte disso era por que os antigos romanos, simplesmente, não se preocupavam onde lixo era descartado.

2. O monte Vesúvio deu bastante avisos antes em de entrar em erupção

Você não pode dizer que o povo de Pompéia não foi avisado. Dezessete anos antes da erupção, um grande terremoto danificou seriamente Pompéia, deixando a cidade outrora luxuosa em desordem. Mais de 600 ovelhas foram mortas por causa do gás venenoso no ar, alguns especialistas acreditam que este era um dos sinais mais precoces antes da montanha despertar. Enquanto os reparos ainda estavam sendo feitos em 79 d.C, coisas estranhas começaram a acontecer em torno de Pompéia: poços secaram, vinhas nas encostas do monte Vesúvio murcharam e morreram e houve até um aumento dramático na atividade sísmica. Como tremores na região eram considerados normais para os cidadãos, eles simplesmente não davam atenção e continuavam tocando suas vidas como de costume. Além disso, Pompéia era um destino popular de férias para os romanos, o que fazia ainda mais as pessoas não ligarem por conta de inúmeras festanças romanas pela cidade.

Veja também:   Conheça o homem se alimenta exclusivamente de carne crua; saiba o motivo

1. As pessoas em Pompéia eram estranhamente obcecadas por sexo

Em Pompéia, o sexo era um conceito normal e cotidiano da vida e, como tal, a cidade estava cheia de símbolos do mesmo. Era comum que os bordéis fossem cobertos de desenhos obscenos, que ainda são legíveis nos dias hoje. Imagens de conteúdo sexual gráfico eram abundantes, símbolos fálicos adornavam áreas públicas e até tinha uma estátua do deus Pan mantendo relações sexuais com uma cabra. Estas descobertas eram consideradas tão controversas e obscenas que o Rei Francisco I de Nápoles, as trancou na Seção Secreta do Gabinete do Museu Arqueológico Nacional de Nápoles, devido à sua natureza gráfica. O gabinete ficou fechada por quase 100 anos, apesar de ter sido aberto por um curto período de tempo nos anos 60. Ma ele foi finalmente, re-aberto para visitação nos anos 2000.

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com