Qual é a única certeza que temos na vida? Se você disse a morte, acertou!
Somos uma forma de existência evoluída, mas muito destrutiva. Atualmente, estamos nos reproduzindo mais do que estamos morrendo e, acredite, isso é ruim, pois quanto mais pessoas, menos recursos – e maior procura por eles.
Mas será que chegaremos ao ponto em que o planeta ficará tão populoso assim? Ou alguma tragédia será responsável pelo nosso fim? Você já deve ter ouvido várias histórias sobre o fim da humanidade, certo?
Confira, então, cinco formas que podem levar o ser humano à extinção:
Meteoro na Terra
Seguindo a linha de raciocínio mais aceitável para a extinção dos dinossauros, podemos levar em conta que chegará um dia em que toda a raça humana será completamente exterminada por um grande meteoro. Há, sim, chances de um astro cair no nosso planeta. Já passou perto de acontecer, mas a maior parte deles se desfaz quando entra na nossa atmosfera.
Por outro lado, há, sempre, as exceções, como o meteoro que caiu na Rússia em 2013, com aproximadamente 20 metros de circunferência. Assim que atingiu a Terra, ele conseguiu gerar uma onda de impacto 30 vezes maior que a da bomba atômica lançada pelos Estados Unidos em Hiroshima, no Japão, em 1945.
Invasão alienígena
Seria apenas ficção? Vocês acreditam em vida fora do nosso planeta? Independente da resposta, não seria assustador saber a verdade?
Vários filmes já foram feitos com temática alienígena e é sempre a mesma coisa: uma nave gigante aparece na Terra e, com ela, surgem outras menores que começam a destruir cidades e exércitos.
Existem relatos, fotos e vídeos que, supostamente, apontam a existência desses seres. Se eles realmente existem, ainda não sabemos, mas caso realmente aconteça uma invasão, poderíamos ser exterminados por eles.
Rebelião das máquinas
Outro ótimo tema de filmes de ficção. Acredite ou não, mas já existem vários humanoides sendo criados para guerra – até robôs que portam armas.
O mais assustador é que eles estão cada vez mais resistentes, rápidos e assustadores. Com o avanço da tecnologia e com os altíssimos investimentos na área, podem existir robôs que farão decisões por conta própria – a tão sonhada inteligência artificial.
O físico Stephen Hawking já alertou sobre essa possibilidade. Se um gênio tem medo disso, acho melhor você começar a se preocupar.
Apocalipse zumbi
Os zumbis nunca estiveram tão em alta na cultura pop como atualmente. Se você acha impossível a existência de um zumbi, saiba que existe um fungo, o Ophiocordyceps unilateralis, que ataca formigas e toma posse do corpo desses animais.
O inseto fica como zumbi: mesmo depois de morta, suas funções motoras são controladas pelo fungo. Depois de algum tempo, esporos são liberados e infectam outras formigas. Imagine se esse parasita é ampliado, seja de forma natural ou manipulada?
A própria humanidade
De todos os fatos apresentados até agora, nada se compara a nós mesmos, seres humanos. O “suicídio” da humanidade é a possibilidade mais provável de extinção da nossa raça entre todas as listadas por aqui.
Já estamos em processo de autodestruição. Uma hora os recursos vão se esgotar e a humanidade vai, praticamente, “cometer suicídio”. Além disso, os problemas ambientais podem acelerar esse processo.
Claro que isso não deve acontecer entre 10 ou 20 anos. Mas é um processo cada vez mais próximo de acontecer, em função da deterioração do nosso meio ambiente.
Este texto foi escrito originalmente por Renan Ralts para o canal Acredite Ou Não, no YouTube. Edição textual por Igor Miranda. Confira a versão em vídeo: