A seringa, a conexão wireless, e a casa sustentável. Você sabia que essas e muitas outras são tecnologias inventadas por mulheres?
Saiba agora quem foram essas mulheres que contribuíram para a evolução histórica do mundo e que até hoje possuem seus trabalhos como referência na ciência:
1 – Energia Solar nas Casas
A energia solar é aquela proveniente da luz e calor do sol. Este tipo de energia sustentável pode ser utilizada em diversos meios, como o aquecimento de água e no uso industrial, por exemplo.
A captação de energia solar para residências foi criada pela física húngaro-americana Maria Telkes, que juntamente com a arquiteta Eleanor Raymond, construiu em 1947 a primeira casa tendo como principal fonte de energia a luz solar.
A energia solar é tida como uma energia limpa, pois o seu armazenamento e utilização não resulta em nenhum tipo de poluição. Além de ser uma uma fonte inesgotável de energia.
2 – Tecnologia de Transmissão Sem Fio (conexão wireless)
O celular, o wi-fi e o GPS que usamos hoje são resultado da invenção de um sistema de comunicação secreta desenvolvido para ser utilizado na Segunda Guerra Mundial.
A inventora Heddy Lammar, que também era atriz de Hollywood, foi a responsável por criar um sistema para as Forças Armadas dos Estados Unidos, que permitiu o envio de torpedos controladores via rádio empregando a tecnologia de salto de frequência. A austríaca radicada nos Estados Unidos não imaginava o quanto essa invenção seria importante no futuro.
3 – Seringa
A americana Letitia Geer foi a responsável por um tipo de invenção que permitia que os profissionais de saúde operassem a seringa com apenas uma mão. Em 1899, a cientista registrou a patente da primeira seringa para a aplicação de substância a partir do uso de um pistão. A invenção de Geer trouxe benefícios para os profissionais de saúde, já que as seringas que temos hoje são inspiradas no modelo criado por ela.
4 – Colete à Prova de Balas
A química americana, Stephanie Kwolek, foi a responsável por desenvolver uma família de fibras sintéticas ultrarresistentes, mas ao mesmo tempo maleáveis. A invenção foi batizada com “Kevlar”, um material cinco vezes mais forte que o aço.
Essa invenção até hoje é largamente utilizada na construção de aviões, barcos, pneus e etc. Contudo, o seu uso mais comum está presente na fabricação do colete à prova de balas.
5 – Vidro Invisível
O vidro invisível foi uma invenção da física americana Katharine Blodgett. Esta mulher, que foi a primeira a obter titulo de Ph.D na Universidade de Cambridge, na Inglaterra, inventou um vidro com baixos níveis de reflexo e distorção, e extremamente fino.
A invenção de Katharine revolucionou as tecnologias da fotografia e do cinema. O filme “E o Vento Levou”, de 1939, foi o primeiro a utilizar câmeras com o vidro invisível. Na época, o filme recebeu 10 prêmios no Oscar, inclusive o de melhor fotografia.