Sabemos que alguns filmes são realmente transformadores, podem instigar sentimentos e percepções até então desconhecidos. Contudo, filmes também pode chocar com cenas de atrocidade, o que pode servir de inspiração para crimes.
Infelizmente, alguns espectadores não interpretaram muito bem mensagem que a produção queria transmitir e acabaram fascinados pela ideia de causar medo nas pessoas.
Muitos assassinatos cometidos possuem características similares à de filmes. Teriam essas pessoas confundido ficção com realidade ou seria uma predisposição para transtornos psicológicos?
Conheça 6 filmes que inspiraram assassinatos reais:
1 – Batman: O Cavaleiro das Trevas
Em 2012, durante uma exibição do filme “Batman: O Cavaleiro das Trevas” na cidade de Aurora, Estados Unidos, James Holmes entrou no cinema com os cabelos pintados de laranja em referência ao personagem Coringa do filme e atirou bombas de gás nos espectadores. Armado de um fuzil, ele matou 12 pessoas e deixou 58 feridas.
Em 2009, uma garota após ter ofendido a professora e ter sido forçada a pedir desculpas, saiu da sala de aula e voltou com o rosto pintado de branco e com cortes, insinuando o mesmo sorriso maléfico do Coringa. Ela foi levada para uma instituição psiquiátrica.
2 – Pânico (Scream)
Após responder uma pergunta errada ao telefone, uma jovem estudante é esfaqueada por um serial killer no filme Pânico. O filme foi sucesso no final dos anos 90 e a fantasia do personagem principal, o Ghostface, é popular até hoje.
Em 2001, a adolescente belga Alisson Cambier, após recusar o pedido de casamento do seu namorado Thierry Jaradin, teve o mesmo destino. Ele a deixou a sós por uns instantes, mas logo voltou com a máscara característica do assassino do filme e a esfaqueou.
Jaradin admitiu ter planejado o crime inspirado no filme.
3 – Jogos Mortais (Saw)
O filme é um sucesso de bilheteria, mas infelizmente já foi usado como inspiração em diversos crimes, inclusive no Brasil. Em 2012, uma mulher foi presa por ter assassinado a sua companheira em Canoas, região metropolitana de Porto Alegre.
A mentora do crime, desconfiada de ter sido traída, forjou um assalto para a parceira. Em seguida, a prendeu no carro, obstruiu suas vias respiratórias e a esfaqueou 12 vezes. No veículo foram encontrados DVDs dos filmes do assassino psicopata Jig Saw.
4 – Entrevista com o Vampiro
Em 1994, o casal Daniel Sterling e Lisa Stellwagen completavam oito anos de namoro. No dia 17 de novembro, assistiram ao filme “Entrevista com o Vampiro” juntos e foram dormir. Entretanto, ela nunca mais acordou.
Durante a noite, Sterling deu várias facadas na sua parceira a fim de beber o sangue dela pelas feridas. No seu julgamento, ele disse ter sido inspirado pelo filme.
5 – Matrix
O filme não é de terror, mas ele foi citado por réus em vários julgamentos. A história é realmente intrigante, sugere que somos controlados por máquinas e que não temos escolhas próprias. Os personagens em “Matrix” tentam se desconectar desse falso mundo.
Em 2003, nos Estados Unidos, estado da Virginia, o jovem Josh Cooke vestindo um casaco, como o do personagem principal Neo, assassinou os seus pais e chamou os policiais. A sua defesa alegou que ele acreditava estar vivendo em Matrix.
Outros crimes tiveram suas defesas baseadas nos mesmos termos.
6 – Halloween
Após assistir 3 vezes na semana o filme “Halloween“, o jovem Jake Evans assassinou sua irmã e a sua mãe em 2012, no Texas (EUA). Em sua confissão ele disse que se surpreendeu ao ver no personagem principal a satisfação após ter matado os seus parentes e se perguntou se o mesmo aconteceria com ele.