A camuflagem ou mimetismo no mundo animal é quando o animal altera sua aparência para se confundir com o meio ambiente
Este é uma tática de sobrevivência muito usada para se proteger de predadores ou ainda capturar a presa.
Confira 7 animais que são conhecidos por sua camuflagem:
1 – Camaleão
Considerado o rei da camuflagem, o camaleão troca de cor para se misturar ao ambiente. Este animal consegue controlar a concentração de pigmento nas células de sua pele.
Essas células em formato de estrela possuem ramificações com microtúbulos que carregam o pigmento do núcleo para as extremidades da pele. Há vários tipos de pigmentos, o que faz com que o animal adote diversas cores.
A mudança de cor ocorre de forma quase instantânea, como por exemplo, quando o animal passa de uma planta verde para outra florida.
A camuflagem é um artifício usado para defesa de território contra um outro macho, para fugir de predadores ou para a captura de presas.
2 – Polvo mímico da Indonésia
O polvo mímico da Indonésia é capaz de imitar não apenas a forma de outros animais como também os movimentos e comportamentos.
Com cerca de 60 centímetros de comprimento, este polvo é capaz de fazer nove disfarces diferentes, que incluem serpentes e peixes.
Por ser um animal extremamente inteligente, o polvo da Indonésia é tido como um animal único em termo de camuflagem.
3 – Borboleta folha-seca
A borboleta folha-seca, além de imitar a cor do ambiente em que vive também se mimetiza para parecer algo que não é. Esta espécie de borboleta consegue perfeitamente imitar uma folha seca e assim passar despercebida de seus predadores.
4 – Coruja
As corujas conseguem perfeitamente se camuflar em arvores durante o dia e, dessa forma, se esconderem de seus predadores. Para isso, elas utilizam suas penas para misturar ao ambiente e também inflar o próprio corpo para melhor se camuflar.
5 – Bicho-folha
Como o nome sugere, este inseto pode ser facilmente confundido com uma folha. A camuflagem do bicho-folha chega ao ponto de simular detalhes como folhas roídas ou até mesmo manchadas por fungos.
6 – Lagartixa-satânica-cauda-de-folha
Também conhecida como lagartixa de Madagascar, este pequeno réptil se camufla para se proteger dos seus vários predadores, como ratos, cobras e pássaros. A camuflagem também ajuda na captura de insetos para a alimentação.
A coloração varia em tons de bege, cinza e marrom, sendo útil para o animal se camuflar entre galhos e folhas.
7 – Raia
Este animal cartilaginoso de rabo em forma de arpão se confunde com a areia, ocasionando com frequência acidentes envolvendo pessoas.
A coloração das raias ajuda na camuflagem e, por isso, elas passam boa parte do dia enterradas, apenas com os olhos para fora.