Selecionamos alguns pratos e tecnologias que são tipicamente brasileiras. Mesmo que nem todas essas invenções tenha sido criadas no Brasil, boa parte delas caíram no gosto popular e também agradam turistas.
Alguns são tão arraigados a nossa cultura que é difícil imaginar que você não vai encontrá-los em uma lanchonete qualquer em outro país.
Confira 7 coisas que são legitimamente brasileiras:
1 – Coxinha
A fritura em formato de gota recheada tradicionalmente com frango é tão querida pelos brasileiros que muitos dizem que foram o seu grande inventor.
De origem controvérsia, o fato é que a coxinha é o principal salgado preferido nas lanchonetes e festas do Brasil a fora. Aliás, não só a coxinha, mas muitos dos salgadinhos de festa na versão como o conhecemos só existem aqui.
2 – Urna eletrônica
Desde os anos 2.000 todos os eleitores brasileiros votam em urnas eletrônicas. O Brasil foi pioneiro no sistema de informatização dos votos, tendo o seu modelo aprimorado em vários outros países.
Entretanto, a votação em papel é ainda realidade na maioria dos países e em alguns lugares é tida ainda como a opção mais segura.
3 – Guaraná
Pode até não ser o seu refrigerante favorito, mas ao viajar para outro país, certamente lhe ocorrerá aquela sede de um Guaraná.
A bebida gasosa feita a partir do xarope da fruta de mesmo nome é comercializada no Brasil desde o início do século passado. Provar uma coxinha acompanhada de um guaraná em um boteco qualquer é obrigação de qualquer gringo.
4 – Tomada de três pinos
Há seis anos o padrão de tomadas brasileiras mudou e até hoje a população tenta se adaptar ao pino adicional. A tomada de 3 pinos só existe aqui e segundo o INMETRO, ela é mais segura.
5 – Pastel de feira
O pastel de feira é típico da culinária tipicamente brasileira. Entretanto, pela quantidade de orientais vendendo pastéis no Brasil, poderíamos supor que a iguaria veio do Japão.
Apesar de ter sido inventada em solos orientais, não é à toa que eles são os seus principais comerciantes. O pastel tal como o conhecemos surgiu na década de 1940 e teve ficou popular a partir dos anos 1950.
Foram os imigrantes japoneses que adaptaram a receita com os ingredientes disponíveis aqui e com o paladar brasileiro. Para a massa, substituíram a farinha de arroz pela de trigo. E trocaram o recheio de legumes com carne de porco pela carne moída e a muçarela.
6 – Cachaça
A cachaça é uma bebida exclusiva brasileira. Trata-se de um destilado feito a partir de cana de açúcar que só pode receber esse nome se for produzido aqui.
É uma bebida presente em todos os botecos brasileiros e que faz muito sucesso com os gringos mundo afora.
7 – Chinelos de borracha
A Havaianas é a marca mais conhecida e também sinônimo de chinelos no Brasil. Ela surgiu na década de 60 e era popular apenas entre pessoas de baixa renda devido ao seu custo acessível.
Anos mais tarde, a agora chamada sandália foi elevada à item fashion. Surgiram modelos estilizados e diversas marcas começaram também a produzir o produto com caraterísticas semelhantes.
Hoje, o mundo inteiro tem nos pés os famosos chinelos brasileiros.