7 métodos de execução usados na pena de morte

0

A pena de morte ou pena capital é um processo legal que visa punir com a morte um delito cometido.

Muitos países não utilizam a pena de morte, entre eles o Brasil. Já os Estados Unidos e o Japão são os países que mais aplicam a pena de morte.

Veja 5 tipos de execução aplicadas por governos:

1 – Cadeira elétrica

cadeira-eletrica

Causa a morte por eletrocussão. O condenado é sentado e amarrado em uma cadeira especial, onde são colocados eletrodos em algumas partes do corpo.

A cadeira elétrica surgiu no final do século XIX, nos Estados Unidos, para substituir os métodos de execução tidos como pouco civilizados por fazerem com que a pessoa agonizassem por muito tempo antes de morrer.

Contudo, o método também é passível de cenas de horrores na execução dos condenados, pois pode ter alguma falha durante a execução, causando grande sofrimentos aos condenados..

Dos 36 estados americanos que adotam a pena de morte, apenas nove deles utilizam a cadeira elétrica.

2 – Injeção letal

injecao-letal

Este é um procedimento de execução realizado a partir da aplicação venosa de uma quantidade letal de substâncias semelhante à anestesia geral aplicadas em hospitais, mas em quantidades maiores.

A injeção letal é tida como o procedimento mais humano de execução, pois causa uma morte tranquila e sem dor.

No Texas, um dos estados norte-americanos em que há a pena de morte, a injeção letal é composta por três substâncias químicas em seringas separadas:

  10 coincidências bizarras que marcaram a morte de algumas celebridades

A primeira é de tiopentato de sódio em uma quantidade que induz o condenado ao coma, a segunda o brometo de pancurônio para paralisar os pulmões e o diafragma e a terceira de cloreto de potássio, que faz com as atividades do coração parem.

Atualmente a injeção letal é o meio de execução mais empregado nos Estados Unidos.

3 – Fuzilamento

pelotao-de-fuzilamento

O fuzilamento já foi mais utilizado como método de execução, em especial em tempos de guerra.

Um pelotão recebe ordens para disparar simultaneamente contra o condenado. Em alguns casos balas falsas são colocadas em uma ou mais armas sem que os atiradores saibam em quais armas elas estão.

Nos Estados Unidos, o fuzilamento é aplicado nos estados de Utah e Idaho, mas só pode ser aplicado se o próprio condenado solicitar no lugar da injeção letal.

4 – Decapitação

decaptacao

A decapitação foi uma técnica de execução muito utilizada na Idade Média, em especial na Europa para punir aqueles que cometiam crimes, em especial, religiosos e políticos.

A decapitação era feira por um carrasco com um machado, guilhotina e foice. O golpe que separava a cabeça do corpo era feito em segundos, causando uma morte rápida e sangrenta.

Na atualidade ainda é usada na Arábia Saudita, mas com o uso de uma espada.

5 – Câmara de gás

camara-de-gas

A câmara de gás consiste em um método de execução no qual o condenado entrava em uma câmera fechada onde um gás asfixiante era introduzido.

  Seca transforma rio em cemitério de jacarés

Geralmente, os gases que eram usados são o dióxido de carbono, monóxido de carbono e cianeto de hidrogênio.

Este método foi usado no início da década de 1920 nos Estados Unidos e ganhou notoriedade por ter sido aplicado em larga escala na Alemanha Nazista, durante o holocausto, matando milhares de pessoas, em especial judeus.

Desde que a pena de morte foi restaurada nos Estados Unidos, em 1976, onze condenados foram mortos na câmera de gás.
A morte na câmera leva em média 20 minutos.

6 – Enforcamento

enforcamento

Ainda hoje a forca é utilizada como instrumento de execução de condenados.

Seu uso é mais comum em países do Oriente Médio e Japão, e sua forma de uso pode variar de acordo com o país.

A forma mais usual da forca consiste em um poste de madeira onde fica amarrada uma corda com nós em forma de laço corrediço. O condenado é colocado sobre um suporte e então o laço é posto em volta de seu pescoço. Em seguida, o suporte sob seus pés é retirado.

Em países como o Irã, o enforcamento, quando público, é feito por meio de guindaste, prolongando o sofrimento do condenado.

6 – Apedrejamento

apedrejamento

A sentença de morte por apedrejamento é usada para punir aqueles que traem o seu cônjuge.

Essa é uma das formas mais antigas de punição e também uma das mais rudimentares. Consiste apenas em colocar a vítima dentro de um buraco, que depois será coberto até a altura do quadril, no caso dos homens, ou até a altura do pescoço, se o condenado for uma mulher.

  Os 10 erros médicos mais macabros de todos os tempos

O juiz é quem atira a primeira pedra, salvo casos em que o crime é confesso. Neste caso, é a testemunha quem o faz.

Este tipo de execução é comumente utilizada no Irã, Paquistão e Somália.

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com