7 plantas que parecem ter nascido em filmes de terror

0

Esqueça assassinos em série e criaturas ancestrais – plantas são muito mais aterrorizantes e elas crescem em nossos quintais e bosques. A próxima vez que algum estúdio quiser fazer um filme de terror, é só olhar pro reino vegetal e dar especial atenção a alguns desses monstros assassinos desalmados.

Kudzu

kudzu

Nativa do Japão e outros países asiáticos, a Kudzu – Pueraria lobata – tem invadido os EUA como uma vingança. Originalmente plantada nos estados do sul como uma forma de combater a erosão do solo, as vinhas criaram raízes e se recusaram a desocupar o espaço. A Kudzu se espalha de duas maneiras: a partir de vagens de sementes e por clonagem vegetativa. Isto significa que uma vez que uma semente atinge o solo, uma nova planta se enraíza quase automaticamente.

A Kudzu pode crescer até trinta centímetros por dia. À medida que cresce, ela praticamente abafa qualquer coisa em seu caminho: outras plantas, edifícios, animais e você, se você se mover muito lentamente – foi assim que ela ganhou seu apelido, “a vinha que engoliu o Sul”. Além disso, é uma planta muito difícil de matar. Botânicos buscam continuamente formas de erradicar esta ameaça verde, mas nada parece retardá-la.

Aspergillus fumigatus

aspergillus fumigatus

Aspergillus fumigatus pode matá-lo sem sequer um toque. Ela só envia os seus filhos pra fazer o trabalho sujo. Sendo um fungo e não uma planta, a Aspergillus fumigatus é mais comumente encontrada em folhas mortas, vegetação em decomposição e em pilhas de compostagem. Quando perturbada, ela libera esporos no ar, o que pode levar a complicações de saúde se inalados. Na maioria das vezes, sintomas alérgicos comuns ocorrem, como espirros, respiração ofegante e tosse. No entanto, se os esporos alcançarem os pulmões, podem causar problemas graves, especialmente em indivíduos com sistema imunológico comprometido.

Além de uma infecção fúngica invasiva, aspirar esporos de Aspergillus fumigatus pode causar queda de pressão arterial, insuficiência renal e, em alguns casos, morte. Então, talvez passar um domingo tranquilo trabalhando no jardim não é um passatempo tão seguro afinal.

Ageratina altissima

Ageratina altissima

A Ageratina altissima nos ataca da forma mais desonesta possível: através de nossas vacas. É isso mesmo, ela aproveita nosso amor por carne e produtos lácteos pra nos matar. Embora a Ageratina altissima seja venenosa pra ovelhas, cabras e cavalos, vacas não têm problemas em consumir esta erva norte-americana, que envenena a carne e o leite dos bovinos. Consumir este leite tóxico causa intoxicação por tremetol – a doença do leite, como é vulgarmente conhecida. Os sintomas da tremetol incluem dores, desconforto abdominal, vômitos e, em alguns casos, pode até levar ao coma.

Pior de tudo: não há cura. Embora essa planta não seja um problema nos dias de hoje, pois a criação de animais controla o que as vacas comem, pouco se sabia sobre esta toxina no passado e muitas pessoas morreram – incluindo a mãe de Abraham Lincoln.

Capacete Azul do Diabo

Capacete Azul do Diabo

Também conhecida como Aconitum, Monkshood, Wolfsbane e uma série de outros nomes macabros, você pode simplesmente chamá-la de “a planta que vai matá-lo”. E ela não serve contra controle de transformações de lobisomens. Desculpa, Potterheads.

Não é preciso de muito esforço pra ser envenenado por esta planta: mexer em suas folhas sem usar luvas é suficiente pra permitir que o veneno entre no corpo. De fato, em 2014, um jardineiro britânico de 33 anos morreu depois de tocar na planta enquanto trabalhava na propriedade de seu empregador. Os médicos não conseguiram tratá-lo a tempo porque pensaram que ele tinha ebola quando chegou ao hospital – os sintomas de envenenamento por Aconitum são assustadoramente semelhantes. Aparecem em menos de uma hora e incluem náuseas, vômitos, sensações de queimadura em várias partes do corpo e tonturas. Se tudo isso soa horrível demais, fique tranquilo – a paz da morte geralmente chega em seis horas ou menos.

Algas Azuis

algas azuis

Algas Azuis promovem a vida, mas também pode ceifá-la. Elas provavelmente causaram o Grande Evento de Oxigenação de mais de 2 bilhões de anos atrás, que introduziu oxigênio em nossa atmosfera e a tornou respirável. Mas, desde então, ela está se esforçando pra limpar a Terra, promovendo a proliferação das nocivas cianobactérias. Muitas vezes chamada de Maré Vermelha – um equívoco -, o evento ocorre quando o número de algas em um determinado local aumenta de forma rápida e dramática. É muitas vezes observada por uma mudança na coloração da água, acompanhada pelo aumento da sua toxicidade, o que leva a matanças gigantescas nos mares e oceanos. Elas também são conhecidas por causar danos ao fígado em humanos. De fato, em 2014, 500 mil pessoas em Toledo, Ohio, ficaram sem água potável graças às Algas Azuis do Lake Erie.

Mancenilheira

Mancenilheira

A Mancenilheira foi apelidada de “árvore mais letal do mundo” e por boas razões. Não só cada parte da árvore contêm toxinas, mas alguns desses venenos ainda nem foram identificados. A ingestão de seu fruto, a chamada “pequena maçã da morte”, pode levar a superinfecção bacteriana e sangramento intestinal, o que obviamente pode ser fatal. Ela pode até mesmo afetar os seus nódulos linfáticos, como um infeliz turista descobriu da pior maneira possível.

Então é só ficar longe da Mancenilheira, certo? Certo, até uma tempestade trazer a seiva da árvore com ela, o que pode causar bolhas ao contato. Eliminar a árvore pode ser perigoso também, pois a fumaça produzida pela queima da maldita aberração da natureza pode prejudicar seus olhos. Basicamente, você não pode derrotar esta árvore e deve ficar longe dela a todo custo. Mas você pode desafiar seus inimigos a chegarem perto dela, no entanto, só dizer que a fruta é saborosa e doce.

Árvore do Suicídio

árvore do suicídio

De todas as plantas nesta lista, a Cerbera Odollam – também conhecida como a Árvore do Suicídio – é a única conhecida por ter sido usada pra assassinato – ela tem esse apelido porque, à primeira vista, muitas das mortes pareciam suicídios. O miolo do tronco – a parte venenosa – contém cerberin, que bloqueia os canais do coração, causando batimentos cardíacos irregulares, que muitas vezes levam a um fim fatal. Por isso o seu veneno foi a arma de mais de 500 homicídios – e possivelmente mais de mil – entre 1989 e 1999 na Índia. Curiosamente, ela também é usada em cercas vivas, trazendo um novo significado à frase “fique fora do meu quintal”.

E se você pensa que está seguro porque você não vive na Índia, pense novamente. Esta árvore subcontinental já tirou vidas em outros países. Maravilha da globalização

Fonte: http://www.grunge.com/19535/vicious-plants-horror-movie/

DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com