7Up – o refrigerante de limão-lima que muitos acreditam ter esse nome por causa dos seus sete principais ingredientes originais – agora tem um oitavo ingrediente preocupante no México: metanfetamina.
Profissionais de saúde no Arizona estão alertando os viajantes que vão passar pela região de Mexicali para estarem atentos aos refrigerantes possivelmente contaminados por lá. O aviso vem dias depois que toxicologistas e médicos de emergência receberam relatórios de adulteração de soda na área.
De acordo com o Procurador-Geral do Estado da Baja California, sete pessoas ficaram doentes e outra morreu após o uso dos refrigerantes. Os funcionários solicitaram que os comerciantes do local suspendessem as vendas de 7Up e eliminassem o produto das prateleiras.
Além disso, uma investigação está agora em andamento para descobrir como o estimulante ilícito entrou no refrigerante. Chris Barnes, porta-voz do Dr Pepper Snapple Group, disse ao Arizona AZCentral que os produtos 7Up nos EUA estavam seguros.
“Nenhum dos produtos 7Up vendidos nos EUA é afetado pela questão que está sendo relatada no México”, disse Barnes. “Dr Pepper Snapple possui e licenças da marca 7Up apenas nos EUA e seus territórios. Não comercializamos, vendemos ou distribuímos a marca internacionalmente “.
Os profissionais de saúde recomendados aos viajantes a ficarem atentos às bebidas que compram.
“É importante verificar se o selo de qualquer alimento e bebida consumidos ainda está intacto e não mostra sinais de adulteração”, disse Daniel Brooks, especialista em drogas e veneno da Banner Health, em um comunicado. “Se você notar qualquer diferença de cor, gosto ou cheiro, jogue fora”.
Os sintomas do consumo de refrigerante com metanfetamina incluem: queimação no esôfago ou no abdômen, náuseas, vômitos, dificuldade de respirar e batimentos cardíacos rápidos ou irregulares.
Esta não é a primeira vez que o 7Up passou por problemas por conter algum medicamento potente. Quando o refrigerante foi lançado pela primeira vez na década de 1920, continha citrato de lítio, uma droga psiquiátrica estabilizadora de humor que é usada para tratar estados maníacos em pessoas com transtorno bipolar.
Alguns teorizaram que o refrigerante obteve seu nome da massa atômica de lítio, que é aproximadamente sete.